Pular para o conteúdo principal

Integração Latino Americana...Integração Humana!

            O que a proposta da UNILA vem proporcionando?
            A Universidade da Integração Latino Americana pode parecer utópica para alguns. Talvez seja utopia nesse momento inicial, mas, nos próximos anos ela fornecerá recursos humanos para as mais diversas ocupações, na área das relações internacionais, na área econômica e política... recursos humanos preparados para atuarem com uma visão própria sobre América Latina. Comprometidos com o desenvolvimento dos países, com a reescrita da nossa História, com a busca de soluções para nossos problemas. E aí sim estaremos concretizando os objetivos da Universidade da Integração. Não será utopia. Nós, acadêmicos (objetos-ativos dessa proposta) temos a missão de levar adiante essa proposta.
            Isso tudo é o que objetiva a Integração Latino Americana para os próximos anos. Mas, vamos focar numa integração que já está em pleno desenvolvimento. Eu diria mesmo integração instantânea. Trata-se da integração humana. A que se observa nas moradias estudantis da UNILA, aonde o convívio diário de jovens oriundos de sete países latino-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru) vem produzindo uma integração intensa!
            Via de regra, você observa importantes trocas de conhecimento, seja sobre música, costumes, política, curiosidades. Quando se reúnem interessados em discutir sobre Guerra do Paraguai ou do Pacífico, você aprende diferentes versões dos acontecimentos, de acordo com o que cada um aprendeu em seu país de origem.
            Somos todos latino-americanos. Somos também, é claro, brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios, bolivianos, chilenos e peruanos. Viver fora do seu país de origem para participar da proposta da UNILA acaba por reforçar as respectivas nacionalidades. É o que revela a estudante de Relações Internacionais Agustina Beatriz de los Mílagros Caceres: “Yo, como argentina, me siento super bien y siento a la Argentina, a mi nacionalidade, un poco más reforzada, porque yo, no se los demás argentinos, valoro más los costumbres y tradiciones ahora que tengo que mostrarles a otros como es la cultura argentina, a pesar que no todos los argentinos tenemos las mismas culturas, la mayoria comparte muchas tradiciones (el mate, el asado, el folklore, etc), son exemplos de pequenas cosas que integram nuestros costumbres”.
            A peruana Vilma Aguillar Córdoba, estudante de Ciências Econômicas também tem uma resposta sobre o sentimento de sua nacionalidade agora que reside no Brasil: “La verdade el pais de origen, la ciudad natal nunca se olvidan y se defienden con garra y corazón es un sentimento innato. Estando en otro pais, es decir, Brasil un pais que me recebió con los brazos abiertos y me hizo sentir y hace sentir como en casa, su gente tan alegre, extrovertida hace que me sinta más peruana porque eso es Brasil un pais donde tiene fronteras abiertas me atreveria decir un pais de todas las sangres”.
            Vilma lembra também da história comum a todos os países latino-americanos: “Desde mi punto de vista de mujer peruana me atreveria a decir que nos lo han impuesto a cuesta de mucha sangre derramada, por una ambición primero de expansión y luego por los metales preciosos, así lo demuestra la historia, una historia como nos la han contado los españoles y no como era la verdadeira historia, vale decir que encontramos <<las crónicas de un buen gobierno>> de Huamán Poma y Ayala, un indígena que nos cuenta y la vez hace un reclame al rey Felipe de España en la época del Virreynato peruano las atrocidades que se cometían. Me identifico con otros países ahora llamados latinos porque de alguna u otra forma hemos sido Hermanos, impuestos y sufridos”.
            Viver nas moradias estudantis é estar sempre receptivo a novos conhecimentos e costumes e respeitá-los assim como se respeita a soberania de um país. Valemo-nos de trocas recíprocas. Procuramos aprender juntos. A entender os outros. Compreender a realidade que nos cerca. É importante saber ouvir (seja em português, em espanhol... ou em guarani ou quéchua!).
            Essa Integração Humana, onde se formam amizades internacionais, resultará brevemente na Integração Latino Americana. É tempo apenas de esperar para que se formem os futuros embaixadores, economistas, políticos, geógrafos, historiadores, biólogos, engenheiros, cientistas, ...
            Samuel José Cassiano - 1°. Turma de História.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar