Pular para o conteúdo principal

A Velhice do Novo Mundo.


     Uma coisa que aprendemos na escola e que fica “pregada” em nossas cabeças é que o Brasil todo dia 22 de abril faz aniversário. Gravamos nomes como Pedro Álvares Cabral, Nicolau Coelho, Cristóvão Colombo, Monte Pascoal... Seríamos o Novo Mundo (batizado de América em homenagem a um explorador europeu) em comparação com o Velho Mundo (continente europeu). Seguindo a lógica aprendida na escola, hoje o Brasil teria 511 anos de idade. Nossa irmãzinha mais velha seria a América Central e o Caribe, “descoberta” alguns anos antes.
      É o que aprendemos e é algo que muitos jamais irão questionar. Éramos um continente perdido habitado por índios canibais e animais estranhos (no século XVIII os europeus assemelhavam a imagem do bicho preguiça com a do demônio). Então os europeus “descobriram” o Novo Mundo. Trouxeram dentro de suas caravelas tudo aquilo que era tido por civilizado (então o que os europeus entendiam por ser civilizado). E é a partir daí que se iniciará a história da América Latina. Afinal, o que os índios teriam feito anteriormente que fosse digno de registro pelos europeus para ser entendido como história?
      Particularmente tenho uma resposta. Uma nova visão para ser exato. Que teriam feito os “índios”? Primeiro precisamos desfazer do nome índios. Essa é uma designação genérica dada por Colombo devido a sua interpretação errônea. É preciso destacar que os europeus “civilizados” não sabiam onde haviam aportado (às vezes penso que por pouco não nos deram o nome de chineses). Nesse novo continente, o Novo Mundo que hoje chamamos de América floresceram em diferentes regiões e períodos diversos povos. Apenas para citar alguns deles: Chavin, Moche, Tiahuanaco, Zapotecas, Olmecas, Tupi-guarani. Não existiam aqui apenas Incas, Maias e Astecas. Eram uma diversidade incrível de povos, cada qual com seus costumes, religião, línguas, etc, próprios. E conforme os desafios que o meio-ambiente impunha, uns acabaram por se desenvolver mais do que outros.
      Esses povos desenvolveram escrita, calendários, artes, concepções quanto à criação do mundo. Construíram obras de irrigação para melhoramentos na agricultura, monumentos, cidades. Inventaram o milho. E mesmo a ideia de que todos fossem canibais é um erro difundido pelos europeus (a antropofagia era praticada não por gosto, mas sim por crenças, e ainda assim por determinados povos e em determinadas ocasiões). Teríamos de analisar o conceito de civilização para entender essa questão, pois Montaigne diz que cada povo vem a considerar bárbaro tudo aquilo que não é praticado dentro das fronteiras de seu país.
    O Fato é que os europeus saindo do ruralismo feudal e presos a uma verdade absoluta (quanto à criação do mundo) aportaram no Novo Mundo com nossos “índios” morando em grandes cidades, regidos por governos próprios julgaram-se superiores a partir da diferença biológica e resolveram tomar posse das terras e de seus habitantes. Foi necessária mesmo uma bula papal para confirmar que aquelas gentes tinham almas e por isso eram pessoas e não animais. E devido ao não-uso do metal pelos povos originários que sacerdotes, astrônomos, engenheiros, generais e imperadores converteram-se em súditos de um rei católico. Seria a partir dessa dominação que iniciaríamos nossa história.
    Os europeus ignoraram – e nós ainda hoje continuamos a ignorar – a história vivida por todos aqueles povos: sua origem e formação, o estabelecimento de suas sociedades organizadas hierarquicamente, as relações econômicas, políticas e culturais realizadas entre eles, seus governos e governantes, suas construções, os hábitos e costumes, as artes. Precisamos de um estudo sistemático dessas sociedades originárias. É preciso reescrever nossa história. Não temos 511 anos. O que é chamado de Novo Mundo é na verdade velho tão velho quanto o chamado Velho Mundo. Enquanto lá se desenvolviam as sociedades egípcias, gregas e romanas aqui também existiam sociedades distintas e complexas em pleno desenvolvimento.
      Que este texto possa servir como reflexão. Precisamos desfazer a “verdade” ensinada nas escolas. 500 anos não. Nossa história vai muito mais além disso. Ela apenas está a esperar uma investigação mais sistemática como eu disse. Aliás, investigação e divulgação.
      Samuel José Cassiano- 1°. Turma de História-UNILA

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!