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Movimentos sociais brasileiros contemporâneos.

O Brasil transmite a imagem de um país marcado pela convergência, pelo entendimento entre os diferentes, imagem esta relacionada, em parte, ao mito da democracia racial. No entanto, um passeio pela internet indica uma imagem um tanto diferente. Vemos multiplicar os movimentos sociais no país, assim como as causas que levam à mobilização dos sujeitos e grupos. Vejamos – e conheçamos – alguns exemplos:

Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI) - http://www.anai.org.br/

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) – http://quilombosconaq.blogspot.com.br/

Grupo Gay da Bahia (GGB) - http://www.ggb.org.br/

Instituto Maria da Penha (IMP) - http://www.mariadapenha.org.br/

Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais (MDCMG) – http://www.mdcmg.com.br/index.php?sendPage=apresentacao

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) - http://www.mabnacional.org.br/

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - http://www.mst.org.br/

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) - http://www.mtst.org/

Movimento Nacional da População de Rua (FalaRua) - http://www.falarua.org/#toplink

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) - http://www.mndh.org.br/

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) - http://www.mncr.org.br/

Professores em greve!

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A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!