Pular para o conteúdo principal

“La Última Cena”: uma (re)leitura da Revolução Cubana.


O filme A Última Ceia, do diretor cubano Tomás Gutiérrez Alea, foi lançado em 1976. É um dos filmes mais importantes da cinematografia cubana e latino-americana. Conta a história de um senhor que, no final do século XVIII, convida 12 de seus escravos para reproduzirem a última ceia de Cristo. No dia seguinte, estoura uma grande rebelião de escravos. O filme é baseado em um acontecimento verídico. O filme foi produzido pelo Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), mas demonstra que existiam divergências sobre os rumos da Revolução. A seguir destacamos algumas dessas divergências.
A Revolução Cubana então priorizava o combate às diferenças e aos preconceitos de classe. Questões étnicas tinham um espaço reduzido. No entanto, o filme dá um destaque expressivo à diversidade que há entre os negros, o que diferia da política da Revolução. Há menções aos congos, mandingas e carabalis, a elementos do vodu e à dança e canto iorubás.
É claro que A Última Ceia pode ser visto como uma crítica ao cristianismo. Mas também devemos fazer uma leitura mais ampla. A “religião” criticada no filme pode ser o marxismo em suas versões mais ortodoxas.
Na cena da ceia, os escravos divergem do senhor quanto a alguns aspectos do cristianismo, mas não negam o cristianismo. Porém, quando o senhor adormece, o escravo Sebastián, então calado, finalmente se manifesta e evoca elementos de sua cultura e etnia e não do cristianismo. Ou seja, quando o poder não está presente, o “povo” pode ou consegue se manifestar livre e autenticamente. A cena mostraria que, em Cuba, havia sim espaço para críticas; estas, porém, não poderiam negar a Revolução. Demonstraria que, no país, nem todos concordariam com a Revolução e ou seus rumos, mas não seria possível se manifestar abertamente.
Vale frisar que o filme não é contra a Revolução. O episódio verídico aconteceu em 1789, mas, no filme, a história se passa no final do século XVIII, após a Revolução Haitiana iniciada em 1791. A Revolução Haitiana é mencionada no filme. O objetivo dessa mudança temporal seria mostrar como as revoluções se expandem e estimulam outros povos e regiões.
Outro exemplo de sintonia com a Revolução seria a cena final, quando o escravo Sebastián corre em um local que parece a Serra Maestra.
Essas e outras análises sobre o filme podem ser aprofundadas em trabalhos de Leonardo Ayres Furtado e de Mariana Martins Villaça, dentre outros disponíveis na internet.
O filme pode ser assistido no link <http://www.youtube.com/watch?v=zEPYju-0l9o>.
Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!