Pular para o conteúdo principal

O golpe de 1964, 50 anos depois.


Essa foto pode ser lida como uma das melhores alegorias da ditadura militar instalada há 50 anos no Brasil. Sinceramente, pouco sei sobre essa foto, ou melhor, nada sei, mas ela sempre me faz pensar bastante. O general João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979-1985) estende a mão para uma menina e, aparentemente, não é correspondido. O general, alto, corpulento, nos remete à ditadura que se impôs entre nós, como o general parece se impor diante da menina. A menina é o povo brasileiro. Certamente ela não sabe disso. Mas nós somos a menina. Aparentemente menores, frágeis, cercados pelos representantes do poder. O general parece não se importar com a indiferença/resistência da menina e insiste. A mão que supostamente quer cumprimentar é a mesma que inibe. A menina não olha para o general e fica de braços cruzados. Indiferença. Resistência pacífica. Mas resistência pacífica é resistência? Nada sei sobre o momento posterior ao clique do fotógrafo. Quem “venceu”? A menina cedeu e cumprimentou o general? Fez o que esperavam dela? Ou a menina persistiu, fazendo o general desistir e ir embora? Há uma longa história a ser conhecida sobre o que nos ocorreu após o 31 de março de 1964.
Hoje o blog completa 3 anos no ar! Obrigado aos que colaboram, acompanham e divulgam.

Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!