quinta-feira, 14 de abril de 2011

“El Historiador”: a Argentina além de seus mitos.

          O site El Historiador (http://www.elhistoriador.com.ar/), organizado pelo historiador argentino Felipe Pigna, é um instrumento interessante para aqueles que querem iniciar um estudo sobre a História da Argentina.
          O site apresenta textos predominantemente cronológicos e descritivos, mas também introduz alguns dos principais debates da historiografia do país. O próprio Pigna se define como um historiador preocupado com a divulgação da História e, além da internet, atua no rádio e na televisão.
         Dentre as seções há “Síntesis Histórica”, “Cronología Multimedia”, “Presidentes y Ministros”, “Datos y Estadísticas”, “Biografías”, “Documentos”, “Frases y Anécdotas”, “Historia en el Aula”, “Historia para Escuchar”, “Historia para Ver”, “Donde Estudiar”, “Gaceta Histórica”, “Cursos y Charlas”, “Radio y TV”, “Libros”, “DVDS y CDS” e “Vínculos”.
         Em breve apresentaremos algumas das principais características da historiografia argentina e perspectivas atuais de pesquisa sobre o país.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que esse site é importante para quem pesquisa ou pare quem deseja estudar sobre a Argentina. O El Historiador foi de suma importância para minha pesquisa sobre Domingo F. Sarmiento (1811 - 1888) que foi escritor e político na Argentina do Século XIX.

    Profº. Paulo gostei muito do blog e espero contribuir com você, e com todos os alunos da UNILA, para o crescimento das discussões sobre nossa América Latina.

    Desculpe pela remoção do comentário. Achei que não tinha sido aceito, mas agora estar tudo certo.

    Abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  3. Oi André, tudo bem?
    Que bom encontrar você por aqui.
    Obrigado pelo depoimento e participe sempre.
    Abraço, sucesso e até mais.
    Prof. Paulo.

    ResponderExcluir