Pular para o conteúdo principal

“Portal Guaraní”: um atalho para o Paraguai.

           Em agosto de 1977, o escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), referindo-se ao isolamento cultural no qual viveria o seu país, definiu o Paraguai como uma ilha cercada de terra por todos os lados.
          Muito parece ter mudado desde então, sobretudo após a queda da ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Atualmente, o Paraguai vive um bom momento quanto à pesquisa e produção em História. Em virtude do Bicentenário da Independência, comemorado neste ano, o mercado editorial está aquecido e instituições de pesquisa têm reorganizado seus acervos e desenvolvido importantes processos de digitalização.
           No Portal Guaraní (http://www.portalguarani.com/) é possível acompanhar este momento do Paraguai. No site há links para bibliotecas virtuais, centros culturais, editoras, galerias e museus, dentre outros.
           O Paraguai oferece diversas possibilidades de pesquisa para os historiadores. Proximamente apresentaremos algumas dessas possibilidades.
           Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...