quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CineDebate, Ciclo Cubano: Balanço do Debate.

Depois da Revolução de 1959, em que o povo cubano consegue, por fim, tirar do poder o corrupto ditador Fulgêncio Batista, se inicia em Cuba um período de importantes transformações em seu cenário político-social. Cuba se apresenta, após o início da revolução, como uma nação comunista e toma para si uma série de medidas para desenvolver o país. Essas significativas mudanças, no entanto, contribuíram para que o país caribenho atraísse para si um importante e poderoso inimigo, os Estados Unidos.
Vendo o progresso de Cuba e o apoio que recebia da URSS para consolidação do seu projeto socialista, os Estados Unidos assume uma postura repreensiva: além de constantes ataques dos quais a ilha foi alvo, o embargo econômico foi outra postura adotada pelo governo estadunidense. Hoje, mais de 50 anos depois, mesmo com a reprovação de importantes organizações mundiais como a ONU, o bloqueio econômico continua sobre Cuba. Tal embargo tem causado inúmeras vezes a Cuba uma série de prejuízos.
Trata-se de uma postura arrogante dos Estados Unidos, que se pergunta como um país a poucas milhas do nosso se atreve a manter uma forma diferente de governo? Cuba, por exemplo, implantou a Reforma Agrária e desalojou os norte-americanos do território.
Mesmo pagando um alto preço, com o constante apoio da população o governo de Cuba vem seguindo com seu projeto socialista. Talvez esse apoio do povo que o governo tenha se deva à ideia formada de que o exército esteja ali para o bem do país e não para o contrário. Apesar dos problemas, penso que todas as vezes que os cubanos se perguntam “Por qué? com relação à atitude norte americana, são aliviados ao lembrarem da sua história e das conquistas alcançadas pelo país desde a revolução de 1959. De lá pra cá eles muito tem que se orgulhar dos seus muitos eneros de victorias.
Francisco Leandro de Oliveira - Acadêmico de Letras da UNILA.

E não percam! O Ciclo Cubano termina neste sábado, dia 1, às 15:00 na Moradia 2 com a presença mais do que especial do professor Juan de Dios Garrido, o nosso representante de Cuba na UNILA! Contamos com a presença de todos vocês!
Prof. Paulo Renato da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário