Pular para o conteúdo principal

CineDebate, Ciclo Cubano: Balanço do Debate.

Depois da Revolução de 1959, em que o povo cubano consegue, por fim, tirar do poder o corrupto ditador Fulgêncio Batista, se inicia em Cuba um período de importantes transformações em seu cenário político-social. Cuba se apresenta, após o início da revolução, como uma nação comunista e toma para si uma série de medidas para desenvolver o país. Essas significativas mudanças, no entanto, contribuíram para que o país caribenho atraísse para si um importante e poderoso inimigo, os Estados Unidos.
Vendo o progresso de Cuba e o apoio que recebia da URSS para consolidação do seu projeto socialista, os Estados Unidos assume uma postura repreensiva: além de constantes ataques dos quais a ilha foi alvo, o embargo econômico foi outra postura adotada pelo governo estadunidense. Hoje, mais de 50 anos depois, mesmo com a reprovação de importantes organizações mundiais como a ONU, o bloqueio econômico continua sobre Cuba. Tal embargo tem causado inúmeras vezes a Cuba uma série de prejuízos.
Trata-se de uma postura arrogante dos Estados Unidos, que se pergunta como um país a poucas milhas do nosso se atreve a manter uma forma diferente de governo? Cuba, por exemplo, implantou a Reforma Agrária e desalojou os norte-americanos do território.
Mesmo pagando um alto preço, com o constante apoio da população o governo de Cuba vem seguindo com seu projeto socialista. Talvez esse apoio do povo que o governo tenha se deva à ideia formada de que o exército esteja ali para o bem do país e não para o contrário. Apesar dos problemas, penso que todas as vezes que os cubanos se perguntam “Por qué? com relação à atitude norte americana, são aliviados ao lembrarem da sua história e das conquistas alcançadas pelo país desde a revolução de 1959. De lá pra cá eles muito tem que se orgulhar dos seus muitos eneros de victorias.
Francisco Leandro de Oliveira - Acadêmico de Letras da UNILA.

E não percam! O Ciclo Cubano termina neste sábado, dia 1, às 15:00 na Moradia 2 com a presença mais do que especial do professor Juan de Dios Garrido, o nosso representante de Cuba na UNILA! Contamos com a presença de todos vocês!
Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...