Pular para o conteúdo principal

Memória(s) de Eva Perón, 60 anos depois; Memoria(s) de Eva Perón, 60 años después.

Turistas visitam o túmulo de Evita no Cemitério da Recoleta em Buenos Aires.
Madonna como Eva Perón no filme Evita (1996) de Alan Parker.
Cartaz do filme Eva Perón, la verdadera historia (1996) de Juan Carlos Desanzo.
Monumento a Evita em Buenos Aires.
No país, movimentos políticos e sociais levam o nome da primeira-dama.
Na sacada de uma casa de Caminito, ponto turístico importante de Buenos Aires, boneco de Eva Perón, ao centro, é acompanhado por bonecos de Maradona e de Carlos Gardel, o famoso cantor de tangos.
Cartaz da animação Eva de la Argentina, que estreou em 2011 poucos dias antes da reeleição de Cristina Kirchner.
A presidente Cristina Kirchner discursa na Casa Rosada no Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário. Ao fundo, maquete de prédio da Avenida 9 de Julho que, desde 2011, ostenta um painel de Evita. A Avenida 9 de Julho é uma das mais importantes da capital argentina. O painel foi inspirado no de Che Guevara existente na Praça da Revolução, em Havana, Cuba.

La piedad - Eva Perón devora las entrañas del Che Guevara, do pintor Daniel Santoro.
A legislatura da cidade de Buenos Aires (espécie de câmara municipal) sediará a "Semana de Eva Perón" de hoje ao dia 26. Ler nota em <http://www.noticiasurbanas.com.ar/info_item.shtml?sh_itm=07b81d890c40d21748023db0571f3679>.
Vale frisar que estas são manifestações da memória de Eva Perón. Assim, não correspondem necessariamente às experiências que os sujeitos e grupos tiveram com Evita enquanto a primeira-dama viveu. Tão ou mais interessante do que os personagens históricos é o que os sujeitos e grupos fazem com a memória destes personagens, usando-a em seus embates políticos.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!