Pular para o conteúdo principal

O futurismo.

"Poste de iluminação" (1909) de Giacomo Balla.

A seguir, um resumo – bem resumido – do livro "Futurismo", de Richard Humphreys. O futurismo foi um movimento artístico surgido no início do século XX no norte da Itália, região mais desenvolvida do país em termos capitalistas, e teve implicações políticas, como a apropriação de algumas de suas ideias pelo fascismo. O futurismo foi liderado pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti e repercutiu em outros países como a Inglaterra, a Rússia e inclusive o Brasil. Foi um movimento heterogêneo, mas foi caracterizado, basicamente, pela exaltação da “modernidade” e pela crítica à arte tradicional, vista como estática, inerte, não condizente com o mundo “moderno”:
“(…) “Manifesto de fundação do futurismo”, publicado (…) na primeira página do mais importante jornal conservador francês, Le Figaro (…): “Que venham os alegres incendiários de dedos chamuscados! Ei-los! Ei-los que chegam! […] Venham! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem os canais para inundar os museus! […] Oh, a alegria de ver as vetustas e gloriosas telas boiando sem rumo nessas águas, descoradas e rasgadas! […] Armem-se de picaretas, machados, martelos, e deitem por terra, deitem por terra sem piedade as cidades veneráveis!”
(…).
(...) o ponto central é o mundo moderno vivenciado pelos moradores da cidade do século XX, todo feito de movimento, dinamismo, transparência e luz radiante e colorida. A consciência humana, neste mundo, é inquieta, multidimensional, e “não nos permite enxergar o homem como o centro da vida universal. O sofrimento humano oferece o mesmo interesse que o de uma lâmpada elétrica que, com estremecimentos espasmódicos, grita as mais comoventes expressões de cor”. O homem e seu meio estão numa relação dinâmica constante, na qual “o movimento e a luz destroem a materialidade dos corpos” (…).
(…).
O futurismo, como movimento abrangente na arte e na vida, disposto a “reconstruir o universo”, foi muito além da pintura e da literatura. Acompanhando o “Manifesto dos músicos futuristas” de Francesco Balilla Pratella (1910), que atacava o bel canto e a ópera italiana e proclamava o advento da atonalidade e dos ritmos irregulares, Russolo publicou A arte dos ruídos em 1913. Ele se orgulhava do fato de não possuir treinamento musical, afirmando que isso lhe permitiria realizar uma “grande renovação” na música mediante a reação aos ruídos do mundo moderno:

Percorramos uma grande capital moderna com os ouvidos mais alertas que os olhos e teremos o prazer de distinguir a contracorrente da água, do ar e do gás nas tubulações de metal, o rumor que pulsa e respira com indisputável animalidade, o palpitar das válvulas, o vaivém dos pistons, o uivar das serras mecânicas, o balançar de um bonde nos trilhos, o chiar das correias nas polias, o vibrar das cortinas e das bandeiras.”

(HUMPHREYS, Richard. "O Futurismo". São Paulo: Cosac & Naif, 2001. p. 6-43).
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

"Construção para uma metrópole moderna" (1914) de Mario Chiattone.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!