quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Como nos olham: Ligeirinho, os Estados Unidos e o México/a América Latina.



Aparentemente é um desenho engraçado e inocente, mas apenas aparentemente. Ligeirinho (Speedy González) é conhecido como “o rato mais rápido do México”, mas, por trás de sua rapidez e simpatia, o personagem representa a visão negativa que parte da sociedade norte-americana tem dos mexicanos – e dos latino-americanos de um modo geral.
Apesar de Ligeirinho ser veloz e hábil, cabe destacar que os mexicanos, no desenho, são associados com ratos. Além disso, os amigos de Ligeirinho são preguiçosos, torpes, bebem bastante e passam boa parte do tempo apenas dançando e se divertindo, como indica o episódio a seguir:


No século XIX, o “Destino Manifesto” se popularizou na sociedade norte-americana. Resumidamente, segundo o “Destino Manifesto”, Deus teria escolhido os norte-americanos para guiarem o mundo e, portanto, deveriam levar “progresso” e “democracia” para outros povos. Assim, o “Destino Manifesto” difundiu que os Estados Unidos seriam superiores a outros países, o que serviu para justificar invasões e intromissões do país na América Latina.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário