Pular para o conteúdo principal

Olimpíadas, guerras e política.

A relação entre esporte e política é antiga. A história das Olimpíadas é marcada por diversos exemplos dessa relação.
Em 1980, ainda em plena Guerra Fria, os Estados Unidos boicotaram as Olimpíadas de Moscou. O presidente norte-americano Jimmy Carter alegou que o boicote era um protesto à invasão do Afeganistão pela União Soviética, o que foi aceito pelo comitê olímpico norte-americano.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) inviabilizou a realização das Olimpíadas previstas para 1940 e 1944. Após as Olimpíadas de Berlim em 1936, os próximos jogos ocorreram apenas em 1948, em Londres.
A Grande Guerra (1914-1918) também impediu a realização das Olimpíadas previstas para 1916, em Berlim. Depois das Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia, os próximos jogos olímpicos aconteceram em 1920, em Antuérpia, Bélgica.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A Diversidade Cultural No México: disputas e desafios

  Nesta postagem do Blog de História da UNILA, pretendemos dissertar um pouco sobre as questões socioculturais e a diversidade sociolinguística do México, dando ênfase às disputas e desafios que cercam estes temas.     A população do México possui cerca de 122 milhões de indivíduos, a segunda maior população da América Latina, atrás apenas do Brasil. 60% de sua população declara-se como mestiço (resultantes da miscigenação de inúmeros povos); 30% declara-se como ameríndio e 9% declara-se como branco. Ao todo, cerca de 75% da população mexicana vive em áreas urbanas localizadas nas regiões planálticas do país. Segundo o Atlas são falados 55 idiomas originários distintos no território do México, entre eles se destacam pelo número de falantes: o Náhuatl (1,3 milhão); o Maia (759.000); as línguas Mixtecas (423.000); as Zapotecas (411.000); Entre outras como: o Mixteco ; Paipai Purépecha ; Tének ; Triqui ; Tojolobal ; Tostil e Zapoteco . A diversidade cultural ...

Historiadorxs formadxs na UNILA: entrevista com Matías Maximiliano Martínez

Na postagem de hoje do Blog de História da UNILA, publicamos nossa entrevista com Matías Maximiliano Martínez. Egresso do curso de História - América Latina, Matías atualmente está no Mestrado em História da UNILA (PPGHIS-UNILA). Na entrevista, Matías nos conta sobre seu interesse inicial por história, suas experiências na graduação na UNILA e sobre seu trabalho de conclusão de curso, na área de História da Ásia. Uma boa leitura a todxs! Matías, agradecemos por nos conceder esta entrevista. Inicialmente, gostaríamos que você se apresentasse aos nossos leitores e leitoras. Matías Maximiliano Martínez: Muchísimas gracias a ustedes por la invitación para continuar contribuyendo con el Blog de Historia de la Unila. Mi nombre es Matías Maximiliano Martínez. Nací en Argentina, en la provincia de Córdoba, y me crié en la provincia de Salta. Por parte de mi padre, yo soy la tercera generación de españoles nacidos en Argentina. Y por parte de mi madre, aún no lo sé. Durante mucho tiempo descon...