Pular para o conteúdo principal

Trabalhos de Janice Theodoro na internet.


Na internet é possível conhecer uma parte importante da produção da Profa. Dra. Janice Theodoro, selecionada como sênior de História da UNILA:
* THEODORO, Janice. América Barroca. São Paulo: Nova Fronteira, 1992. Disponível em: <www.fflch.usp.br/dh/ceveh/public_html/biblioteca/livros/ab/>.
* THEODORO, Janice. Identidade, heterogeneidade, diferença e semelhança no ocaso do mundo colonial. In: BEIRED, José Luis Bendicho; CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Lígia Coelho (Org.). Intercâmbios Políticos e Mediações Culturais nas Américas. Assis: FCL-Assis-UNESP Publicações; São Paulo: Laboratório de Estudos de História das Américas – FFLCH – USP, 2010 Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dh/leha/cms/UserFiles/File/Intercambios_Politicos_-_e-book.pdf>.
* RUIZ, Rafael; THEODORO, Janice. A carta atenagórica: sóror Joana Inês de la cruz e os caminhos de uma reflexão teológica. In: ANAIS ELETRÔNICOS DO V ENCONTRO DA ANPHLAC. Belo Horizonte: ANPHLAC, 2000 [sic]. Disponível em: <www.anphlac.org/upload/anais/encontro5/rafael_ruiz_e_janice_theodoro.pdf>.
* THEODORO, Janice. A construção da cidadania e da escola nas décadas de 1950 e 1960. Disponível em: <http://www.historia.fflch.usp.br/sites/historia.fflch.usp.br/files/texto_escolas_paulistas.pdf>.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A "Primavera dos Povos" na Era do Capital: historiografia e imagens das revoluções de 1848

  Segundo a leitura de Eric J. Hobsbawm em A Era do Capital , a Primavera dos Povos foi uma série de eventos gerados por movimentos revolucionários (liberais; nacionalista e socialistas) que eclodiram quase que simultaneamente pela Europa no ano de 1848, possuindo em comum um estilo e sentimento marcados por uma atmosfera romântico-utópica influenciada pela Revolução Francesa (1789). No início de 1848 a ideia de que revolução social estava por acontecer era iminente entre uma parcela dos pensadores contemporâneos e pode-se dizer que a velocidade das trocas de informações impulsionou o processo revolucionário na Europa, pois nunca houvera antes uma revolução que tivesse se espalhado de modo tão rápido e amplo. Com a monarquia francesa derrubada pela insurreição e a república proclamada no dia 24 de fevereiro, a revolução europeia foi iniciada. Por volta de 2 de março, a revolução havia chegado ao sudoeste alemão; em 6 de março a Bavária, 11 de março Berlim, 13 de março Viena, ...

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...