Pular para o conteúdo principal

Os “7 de Setembro” que já tivemos.


O Museu do Ipiranga.

Na sexta, dia 7, o Brasil celebrou o 7 de setembro de 1822, dia oficial de sua independência. A versão oficial diz que, nessa data, D. Pedro I proclamou a independência às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Contudo, existem controvérsias sobre a data e, ao longo do século XIX, a independência também era comemorada em outros dias.
Em setembro de 1822, D. Pedro I realmente esteve em São Paulo em busca de apoio político, pois havia pressões para que o príncipe regente retornasse a Portugal, para onde seu pai, o rei D. João VI, tinha retornado no ano anterior. Vale lembrar que, em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil diante da invasão da Península Ibérica por Napoleão Bonaparte.
Porém, em uma carta dirigida aos paulistas no dia 8 de setembro de 1822, D. Pedro I não faz nenhuma referência ao “Grito do Ipiranga”, como a proclamação de independência do Brasil é conhecida. Em outra carta, do dia 22, para D. João VI, D. Pedro I tampouco faz qualquer menção ao “7 de setembro”. A data começou a se tornar conhecida a partir de 1826, quando o padre Belchior, que acompanhava D. Pedro I em São Paulo, publicou o seu relato daqueles dias.
Entretanto, ao longo do século XIX, a independência também era comemorada em outras datas. Uma delas era o 29 de agosto, quando Portugal, em 1825, reconheceu a independência do Brasil. Outras datas eram o 12 de outubro e o 1º de dezembro, datas do aniversário e da coroação de D. Pedro I, respectivamente.
Apenas na segunda metade do século XIX o 7 de setembro se consolidou como a data principal da independência do Brasil. Nesse período, graças ao café, São Paulo se desenvolveu economicamente e ganhou importância política. As elites paulistas passaram a promover o 7 de setembro como uma forma de valorizar São Paulo e de inserir o Estado em episódios importantes da história do Brasil. No final do século, a construção do Museu do Ipiranga em São Paulo, para celebrar a independência, ajudou a consolidar o 7 de setembro como a data oficial da independência do Brasil.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar