Pular para o conteúdo principal

A luz na pintura renascentista.


Muitas vezes a luz é apresentada como uma das principais características da pintura renascentista. Ou seja, a claridade predominaria nas pinturas. Esse predomínio da luz sobre a sombra costuma ser explicado como um sinal do otimismo do período, quando os homens teriam vencido as “trevas” da Idade Média. Mas precisamos tomar alguns cuidados com essa explicação.
Em primeiro lugar, já vimos que não é adequado separar rigidamente o Renascimento da Idade Média. Vimos, por exemplo, que a própria Igreja foi uma das principais patrocinadoras do Renascimento.
Além disso, a luz que se destaca na pintura renascentista deve ser entendida, também, como um exemplo da preocupação dos artistas em representar com “realismo” o mundo ao seu redor. Vale lembrar que um dos principais berços do Renascimento foi a região da Toscana, no norte da Itália, conhecida por sua peculiar luminosidade.
Artistas de outros países e regiões iam à Toscana para aprender pintura e, evidentemente, foram influenciados pelo tratamento que ali se dava à luz. Entretanto, quando retornavam aos seus locais de origem, trabalhavam a luminosidade a partir das suas experiências. A luminosidade da Toscana não era – e não é – tão frequente, por exemplo, na Inglaterra ou nos Países Baixos. Resumindo, o Renascimento não se restringiu à Itália e apresentou particularidades histórico-culturais no restante da Europa.
Ficheiro:Piero della Francesca 045.jpg
Batismo de Cristo, de Piero della Francesa (1415-1492), é um exemplo do predomínio da luz na pintura renascentista. Piero della Francesca era da Toscana. Apesar de se tratar de uma pintura de temática religiosa, é interessante como o artista representou o ambiente que circunda a cena a partir dos seus referenciais.
Image
Paisaje Nevado, do pintor flamenco Pieter Brueghel, "o jovem" (1564-1638). Em relação à pintura anterior, se nota um tratamento diferente quanto à luz, mesmo porque se trata da representação de uma paisagem de inverno. Brueghel é um dos vários artistas europeus do período que passou pela Itália. É conhecido como "o jovem", pois o seu pai, de mesmo nome, também era pintor.

Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!