Hoje propomos um exercício de leitura de uma
pintura renascentista, Amor Sacro e Amor
Profano (1514), de Tiziano (ca. 1473/1490-1576):
1 – Quais são os elementos principais da
imagem? Quais são os secundários? Para detectar isso, é importante observar,
dentre outros pontos: 1.1. quais estão representados em primeiro plano e quais
não estão; 1.2. o tamanho dos elementos representados; 1.3. o jogo entre luz e sombra
feito pelo artista.
2 – Podemos dizer que há uma narrativa
principal na pintura. Uma narrativa marcada por uma tensão. Qual seria a
narrativa/a tensão presente na pintura? Por quê? Como a imagem te diz isso? Por
que seria uma narrativa/uma tensão “tipicamente” renascentista? O título de um
quadro pode dar pistas importantes.
3 – Podemos dizer, também, que se trata de um
quadro alegórico. De um modo bastante resumido, uma alegoria tem significados
muito além do aparente, do que vemos. Assim, que outras narrativas/tensões
estariam representadas na pintura?
4 - Já falamos sobre releituras da Antiguidade feitas pelos renascentistas. Que elemento característico da Antiguidade está representado na pintura?
Na próxima postagem, algumas observações sobre
esses pontos.
Prof. Paulo Renato da Silva.