sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lendo imagens: "Amor Sacro e Amor Profano" de Tiziano.


Hoje propomos um exercício de leitura de uma pintura renascentista, Amor Sacro e Amor Profano (1514), de Tiziano (ca. 1473/1490-1576):


1 – Quais são os elementos principais da imagem? Quais são os secundários? Para detectar isso, é importante observar, dentre outros pontos: 1.1. quais estão representados em primeiro plano e quais não estão; 1.2. o tamanho dos elementos representados; 1.3. o jogo entre luz e sombra feito pelo artista.
2 – Podemos dizer que há uma narrativa principal na pintura. Uma narrativa marcada por uma tensão. Qual seria a narrativa/a tensão presente na pintura? Por quê? Como a imagem te diz isso? Por que seria uma narrativa/uma tensão “tipicamente” renascentista? O título de um quadro pode dar pistas importantes.
3 – Podemos dizer, também, que se trata de um quadro alegórico. De um modo bastante resumido, uma alegoria tem significados muito além do aparente, do que vemos. Assim, que outras narrativas/tensões estariam representadas na pintura?
4 - Já falamos sobre releituras da Antiguidade feitas pelos renascentistas. Que elemento característico da Antiguidade está representado na pintura?
Na próxima postagem, algumas observações sobre esses pontos.
Prof. Paulo Renato da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário