quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Islã visto a partir da Tríplice Fronteira

A América Latina recebeu imigrantes de várias regiões do mundo. Entre os asiáticos que se estabeleceram no subcontinente, encontravam-se praticantes do Islã e do budismo, por exemplo. Na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, há uma quantidade significativa de muçulmanos, sejam eles imigrantes (originários do Oriente Médio, principalmente do Líbano), brasileiros, paraguaios e argentinos descendentes de imigrantes muçulmanos e, ainda, brasileiros, paraguaios e argentinos que aderiram à religião.
No post de hoje, recomendamos dois documentários que abordam a vivência do Islã no Brasil, de modo geral, e em nossa região, de modo específico. O primeiro deles é “Retratos de Fé: Islã”, produzido pela TV Brasil, como parte de uma série que pretende abordar a diversidade religiosa brasileira. Aborda os princípios da religião e as experiências de muçulmanos de Foz do Iguaçu e São Paulo, as duas cidades do País com a maior concentração de seguidores da mensagem do Profeta Maomé.


O segundo documentário, “Sob o véu do Islã”, do diretor Luiz Carlos Lucena, trata da experiência cotidiana de mulheres brasileiras convertidas. Embora o filme traga narrativas e reflexões destas mulheres sobre vários temas, como o processo de adesão à nova religião, por exemplo, a utilização do véu (hijab) é discutida de forma recorrente. Mulheres de Foz do Iguaçu que participaram do documentário estiveram presentes em uma exibição comentada do filme, realizada na disciplina Modernidade e Identidades na Ásia Contemporânea, do curso de História da UNILA, no mês de maio de 2016. Em debate com os estudantes da universidade, reforçaram o caráter voluntário e assertivo da utilização do véu, que haveria se tornado elemento importante de sua nova identidade religiosa.


Indicamos como bibliografia introdutória aos temas do Islã e da migração de pessoas originárias do Oriente Médio à América Latina: DEMANT, Peter. O mundo muçulmano. São Paulo: Contexto, 2013; HAUSER, K.; GIL, D. (Eds.) Contribuciones árabes a las identidades iberoamericanas.  Madrid, Casa árabe-IEAM, 2009.

Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário