Em 1963, portanto, há 50 anos,
surgiu na cidade de Mendoza, Argentina, o movimento Novo Cancioneiro, que ainda repercute amplamente na música
latino-americana. Trata-se de um movimento heterogêneo desde seu surgimento,
mas, em termos gerais, pretendia valorizar a música interiorana, a qual seria
representativa do nacional-popular argentino. Ainda que o tango tivesse uma
origem popular, o movimento considerava que o “gênero” passou a ser marcado por
interesses comerciais. Caberia reaproximar o tango da música interiorana, rural,
comumente chamada de folclórica na Argentina. O movimento é fruto do expressivo
êxodo rural que marcou o país, sobretudo a partir da década de 1930. Com a
migração, essas músicas ganharam visibilidade nos centros urbanos e passaram a
expressar os sentimentos e as dificuldades enfrentadas pelos migrantes nas cidades
argentinas, o que deu ao movimento um cunho político-social importante.
O manifesto fundador do movimento pode ser acessado no site da cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009), no link http://www.mercedessosa.com.ar/arcon/nuevocancionero.htm (Acesso em 15 jul. 2013). A cantora foi uma das fundadoras do movimento. No vídeo a seguir, Mercedes Sosa canta Duerme Negrito:
O manifesto fundador do movimento pode ser acessado no site da cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009), no link http://www.mercedessosa.com.ar/arcon/nuevocancionero.htm (Acesso em 15 jul. 2013). A cantora foi uma das fundadoras do movimento. No vídeo a seguir, Mercedes Sosa canta Duerme Negrito: