Para continuarmos com o tema da
guerra, divulgamos aqui uma pequena aula, uma síntese do confronto dada pelo
filósofo argentino José Pablo Feinmann. Feinmann apresenta a versão liberal,
dada pelos vencedores da Tríplice Aliança e apresenta a tese revisionista, que
questiona a versão liberal. O filósofo propõe, ainda, uma explicação
intermediária entre as duas explicações tradicionais:
Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no renascimento que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e