Pular para o conteúdo principal

O governo de Baby Doc.

“Mi padre hizo la revolución política, yo haré la revolución económica”.[1] Esta frase teria sido dita por Jean Claude Duvalier quando assumiu o governo em 1971, após a morte de François Duvalier. A mesma constituição que garantia a “presidência para a vida” permitia ao presidente escolher seu sucessor.
Todavia, os fatos que marcaram definitivamente o “reinado” do jovem e inexperiente Duvalier II foi o crescimento da dívida externa, os déficits comerciais e a alta taxa de desemprego. A despeito da ajuda financeira– que vinha sobretudo dos Estados Unidos, e de organizações internacionais – a pretendida “revolução econômica” de Baby Doc não resultou em nenhum desenvolvimento para o país, pelo contrário, acentuou sua pobreza e dependência externa, caracterizando o Haiti como o país mais pobre das Américas ao fim do seu governo. Apesar disto, industrias estadunidenses instalavam-se no país após o anúncio de Nelson Rockefeller de que o país seguia um curso democrático.

The country was too diferente, too interesting – French, African, and fun; painting, voodoo, and good accommodations. With just a hint of tranquility, the tourist returned. Nelson Rockefeller, representing President Nixon, stayed only one night at the Villa Creole, but announced that Haiti was a terrific anti-communist little place. (...) Haiti a democratic country and second only to the U.S.A. as the leading independente republic of the New Word, follows hes destiny on the road of progress and prosperity.[2]

Em 1978 lançou uma o CONEJEC – Conselho Nacional de Ação Jean Claudista, espécie de doutrina governamental. Igual seu programa econômico, resultou em grande fracasso.[3]
A visita do papa João Paulo II ao Haiti também foi representou mais uma “reconciliação” do governo ditatorial, agora com a Igreja Católica.


Papa João Paulo II em visita oficial ao Haiti em 1983, ao lado de Jean Claude Duvalier e Michelle Bennett. Disponível em: http://www.wehaitians.com/babyandpope.jpg Acesso: 22/05/2014.

A manipulação ideológica elaborada por Papa Doc se desfez. A ditadura caminharia para o seu fim.

Samuel Cassiano - estudante do Curso de História - América Latina, da UNILA.


[1] CASTOR, Suzy. Haití: de la ruptura a la transición. NUEVA SOCIEDAD NRO. 82 MARZO-ABRIL 1986, (p.56).
[2] GOLD, Herbert. Haiti: Best nightmare on Earth: a life in Haiti. Disponível em: google book (parcialmente digitalizado) Acesso: 13/12/2013. (p.172) O autor é novelista, esteve realmente no Haiti e produziu este livro onde narra também os fatos históricos, com tom romanceado.
[3] ANTONIN, Arnold. Haití: liberalización y terrorismo de estado. Nueva Sociedad Nro.52 Enero-febrero 1981, pp23-34. (“Mi padre hizo la revolución política, yo haré la económica”).

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!