Pular para o conteúdo principal

Darnton: Voltaire, Rosseau, "classe" e "cultura".

As diferenças entre a História Cultural e o marxismo são frequentemente destacadas pelos historiadores. Enquanto o marxismo explicaria os processos históricos a partir das diferenças entre as classes sociais, a História Cultural analisaria a história a partir de tensões culturais que estariam acima das diferenças sociais: para citar apenas um exemplo, preconceitos de gênero ou étnicos estão presentes tanto nas elites como nos setores populares.
É importante diferenciar as dinâmicas “culturais” das “sociais”, mas, conforme apontamos na última postagem, também é necessário articular as duas esferas. No vídeo a seguir, Darnton nos dá um exemplo interessante.
Voltaire e Rosseau tinham origens sociais diferentes. A origem “popular” de Rosseau explicaria o seu pensamento “democrático”, enquanto o “aristocrático” Voltaire tinha uma posição conservadora em relação aos setores populares. Contudo, apesar dessas diferenças, ambos teciam críticas semelhantes e profundas à sociedade do “Antigo Regime” – inclusive o “aristocrático” Voltaire – e se tornaram pilares do iluminismo.
 
Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A "Primavera dos Povos" na Era do Capital: historiografia e imagens das revoluções de 1848

  Segundo a leitura de Eric J. Hobsbawm em A Era do Capital , a Primavera dos Povos foi uma série de eventos gerados por movimentos revolucionários (liberais; nacionalista e socialistas) que eclodiram quase que simultaneamente pela Europa no ano de 1848, possuindo em comum um estilo e sentimento marcados por uma atmosfera romântico-utópica influenciada pela Revolução Francesa (1789). No início de 1848 a ideia de que revolução social estava por acontecer era iminente entre uma parcela dos pensadores contemporâneos e pode-se dizer que a velocidade das trocas de informações impulsionou o processo revolucionário na Europa, pois nunca houvera antes uma revolução que tivesse se espalhado de modo tão rápido e amplo. Com a monarquia francesa derrubada pela insurreição e a república proclamada no dia 24 de fevereiro, a revolução europeia foi iniciada. Por volta de 2 de março, a revolução havia chegado ao sudoeste alemão; em 6 de março a Bavária, 11 de março Berlim, 13 de março Viena, ...

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...