segunda-feira, 26 de outubro de 2015

"Crise" dos refugiados: interpretações e narrativas.

Continuando nossa série sobre migrações, trazemos dois vídeos, com narrativas de atores interessados nos processos migratórios do Oriente Médio a outras regiões do mundo, a “crise dos refugiados”. Não se trata de análises acadêmicas, portanto. É relevante lembrar que os deslocamentos humanos envolvem os próprios migrantes e vários indivíduos e organizações nas terras de origem e de destino. As narrativas construídas pelos diferentes atores sociais são consideradas por historiadores, antropólogos e sociólogos, entre outros, em suas tentativas de compreensão da complexidade das dinâmicas migratórias contemporâneas.
O primeiro vídeo, produzido pela agência alemã Kurzgesagt, explica a atual crise de refugiados entre o Oriente Médio e a Europa, apresentando uma visão crítica dos processos de deslocamento e de acolhimento envolvidos. Informação importante: o vídeo possui opção de legendas em português e espanhol na ferramenta “Settings” (Configurações).
O segundo vídeo mostra um dos desdobramentos da crise: a vinda de refugiados para a América Latina, retratando especificamente a história das pessoas que chegam a São Paulo. Foi produzido pelos grupos Movimento Popular Terra Livre e Movimento Palestina para Tod@s.



Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira.
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário