Pular para o conteúdo principal

Exílio.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
(...)
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 

Canção do Exílio, Gonçalves Dias (1847)

Entre as motivações para a migração se encontra a instabilidade política nas sociedades de origem. Esta instabilidade leva pessoas a saírem forçadamente ou por escolha própria de seus países. Embora não trate especificamente de exílio político, a Canção do Exílio de Gonçalves Dias (1847), da qual transcrevemos acima a primeira e a última estrofe, expressa o sentimento das pessoas vivendo fora de seus países, e que por diversas razões não podem a ele retornar.
Na história contemporânea da América Latina, as ditaduras civil-militares motivaram o exílio de militantes políticos, artistas e escritores, por exemplo, e essa experiência foi retratada em livros, músicas e filmes. Indicaremos obras que tratam do sentimento de distanciamento, saudade e abandono forçado da terra natal, dos amigos e da família.
Na literatura, o tema foi abordado, entre outros, pelo escritor paraguaio Gabriel Casaccia no livro Los exiliados (1966), que trata de exilados paraguaios que se estabelecem em Posadas, Província de Misiones, na Argentina.




No conto Geografías (publicado em compilação de contos e poemas em 1984), o escritor uruguaio Mario Benedetti expõe a vida de exilados uruguaios em Paris, cujo passatempo é reconstruir mentalmente os lugares dos quais estão distantes naquele momento.



No Brasil, a ausência dos exilados motivou não só obras dos próprios exilados, escrevendo do exterior, mas também daqueles que ficaram, expondo a saudade e o desejo de reencontrar os que partiram. Um exemplo é a canção de Roberto e Erasmo Carlos Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos (1971) dedicada a Caetano Veloso, então exilado em Londres:


O exílio do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é mencionado na canção O bêbado e a equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc. A música, eternizada na interpretação de Elis Regina (1979), tornou-se símbolo do desejo de retorno dos exilados, e era cantada nos aeroportos na recepção aos que voltavam ao Brasil após a anistia.




Betinho foi tema recente de documentário, Betinho – a esperança equilibrista (2015), de Victor Lopes.



Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira.
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!