quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Interconexões.

No penúltimo post da nossa série, abordaremos alguns aspectos das transformações culturais motivadas pelo contato entre populações de origens distintas. Nossa primeira indicação é o programa da TV Brasil chamado Nova África. No episódio “Gastronomia africana”, a culinária do continente é retratada a partir do Benin, revelando os contatos interculturais entre Brasil e África. Um ponto interessante do documentário é a influência dos hábitos alimentares brasileiros no Benin, propiciada pela migração de escravos libertos ao país, pois estamos acostumados a pensar somente na contribuição africana à cozinha brasileira.


As mudanças que as migrações provocam nas culturas nacionais foram representadas simbolicamente na instalação “World Flag Ant Farm” (1990), do artista japonês Yukinori Yanagi. A obra retrata diversas bandeiras nacionais desenhadas em caixas de areia interligadas, formando uma fazenda de formigas. À medida em que as formigas vão se deslocando, acabam por alterar o desenho das bandeiras, indicando como os deslocamentos populacionais vão modificando a imagem que temos dos países.


Yokinori Yanagi, The world flag ant farm, 1990 (Imagens disponíveis em www.yanagistudio.net, e http://artyparade.com/en/news/35, acesso em 07/11/2015)

A exposição remete ao tema da permeabilidade das fronteiras, que é tratado de forma lúdica no vídeo da canção Frontera, de Jorge Drexler (1999).




Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira.
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário