Pular para o conteúdo principal

Manoel Bomfim, pensador da América Latina

O brasileiro Manoel Bomfim (1868-1932), natural de Aracaju, Sergipe, foi um médico de formação, pedagogo e autor de obras de análise histórico-sociológica sobre o Brasil e a América Latina. Seu nome se destaca por sua oposição às teses racistas que, em seu tempo, buscavam inferiorizar a América Latina perante a Europa.
Em 1905 Manoel Bomfim publicou A América Latina: males de origem, obra escrita em Paris. O livro continha já no título e na sua organização uma postura de exceção naquele momento, ao incluir o Brasil como parte da América Latina. Mas seu principal objetivo era o combate às teses racistas que atribuíam à mestiçagem de raças a razão de uma suposta incapacidade de progresso das nações latino-americanas (ou sul-americanas, categoria com a qual de fato trabalha Bomfim, apesar do título do livro). Para Manoel Bomfim, os problemas vividos pelos países do continente não se deviam a causas biológicas, ou essencialistas de qualquer natureza, mas a causas históricas (os “males de origem”): a colonização ibérica havia deixado como herança um fenômeno que Bomfim classificou de “parasitismo”, a presença de uma elite parasita que sugava as energias de seu povo (note-se que, apesar de combater as interpretações biológicas, Bomfim não deixou de escapar de prática comum no pensamento de seu tempo, a busca de uma metáfora biológica para descrever fenômenos humanos). Bomfim concluía seu livro afirmando que não havia nação incapaz do progresso, como afirmava o pensamento racista europeu a respeito da América Latina e da África.
Posteriormente, Manoel Bomfim relativizaria o pensamento de uma América Latina unificada por seus problemas históricos, em particular na obra O Brasil na América (1929). Nela, Bomfim enfatiza as diferenças entre o Brasil e os demais países “neo-ibéricos”, ou seja, os de colonização ibérica. Continuava, porém, a rejeitar qualquer visão que negasse a esses países a possibilidade de progresso e de solução de seus males sociais. Manoel Bomfim conferia à educação, especialmente, um papel primordial na superação dos problemas históricos latino-americanos. Recentemente, sua obra tem sido reeditada, tornando-se tema de teses, livros e artigos que recuperam diversos aspectos de seu pensamento.

Indicações de leitura:

AGUIAR, Ronaldo Conde. O rebelde esquecido: tempo, vida e obra de Manoel Bomfim. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

BOMFIM, Manoel. A América Latina; males de origem: O parasitismo social e evolução. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

______________. O Brasil na América: Caracterização da Formação Brasileira. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997, 2ª edição.


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!