Pular para o conteúdo principal

Blog do Curso de História – América Latina 2017: Pensando as Migrações pelos arquivos do blog

Após nosso período de férias, retomamos as atividades do blog do curso de História – América Latina da UNILA. Informamos aos leitores que manteremos nosso blog como projeto de extensão, aberto a contribuições e comentários de dentro e fora de nossa comunidade acadêmica. Aproveitamos para agradecer bastante aos leitores e colaboradores de nosso trabalho em 2016, em especial à equipe de nosso blog, os professores Paulo Renato da Silva e Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, do curso de História – América Latina da UNILA, e a estudante do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC) da UNILA, Mariela Raquel Melgarejo López, responsável pela tradução dos posts do português para o espanhol, produção de conteúdo e gerenciamento de nossa página.
Em nossas primeiras semanas de atividades em 2017, recuperaremos alguns posts que se destacaram no blog, seja pelo número de leitores ou pela atualidade que suas temáticas seguiram tendo após sua publicação. Começaremos disponibilizando os links da série de postagens realizadas pelo blog em 2015 sobre o tema “Migrações”. Nessa visão da Tríplice Fronteira sobre fenômeno de fundamental importância para compreensão de nosso mundo atual, destacamos, nas postagens, atividades realizadas por professores e estudantes da UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu (como parte da Semana Acadêmica de História da UNILA de 2015), discussões conceituais e indicações de filmes, livros e músicas que versam sobre essa temática. Em um momento em que os debates sobre imigrantes tocam especialmente a América Latina e os latino-americanos, bem como países de maioria muçulmana, a partir das políticas do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, recuperamos a visão ampla que o blog procurou mostrar da questão, destacando sua dimensão histórica, política, humana e cultural.
A série sobre migrações teve início com o post “Pensar História na América Latina: Migrações”, de 19 de outubro de 2015, que registrou as atividades da Semana Acadêmica de História da UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu:


No post seguinte focamos no caso específico do Brasil, com o post “Migrações na História do Brasil”:


Nas três postagens seguintes o blog perpassou temas cuja relevância só vimos se acentuar desde então: a crise dos refugiados (por meio de uma visão sobre suas interpretações e narrativas, além da cobertura da mídia) e as migrações irregulares, que discutiu a impropriedade dos termos imigrante “ilegal” ou “clandestino” nas ciências sociais:


A postagem seguinte, de 5 de novembro de 2015, versou sobre o conceito e as experiências de diáspora, incluindo suas expressões na música e literatura:


No post “Interconexões” apontamos aspectos culturais das migrações, como a influência sobre a gastronomia:


O post final da série focou na experiência da Tríplice Fronteira, em “Migrantes em Foz do Iguaçu”, a partir de jornada fotográfica pela cidade de Foz, atividade da disciplina de Estudos Culturais, ministrada pela profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira. A série foi encerrada com uma indicação musical: a canção “Encuentros y despedidas”, na voz de Mercedes Sosa, que recuperamos aqui, em nosso reencontro do blog:




Nesta e nas próximas postagens realizaremos um pequeno passeio pelos arquivos do blog, buscando apresentá-lo a novos leitores e colocar em evidência nosso acervo de posts para nossos leitores habituais, dando início assim a uma nova etapa de nosso diálogo virtual sobre a história latino-americana. Seguimos sempre abertos a sugestões e contribuições, e em breve retomaremos nossas postagens originais, bem como os posts em espanhol e novidades para o sexto ano de atividades do blog. Boas leituras!


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!