Pular para o conteúdo principal

Blog do Curso de História – América Latina 2017: Pensando as Migrações pelos arquivos do blog

Após nosso período de férias, retomamos as atividades do blog do curso de História – América Latina da UNILA. Informamos aos leitores que manteremos nosso blog como projeto de extensão, aberto a contribuições e comentários de dentro e fora de nossa comunidade acadêmica. Aproveitamos para agradecer bastante aos leitores e colaboradores de nosso trabalho em 2016, em especial à equipe de nosso blog, os professores Paulo Renato da Silva e Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, do curso de História – América Latina da UNILA, e a estudante do curso de Letras, Artes e Mediação Cultural (LAMC) da UNILA, Mariela Raquel Melgarejo López, responsável pela tradução dos posts do português para o espanhol, produção de conteúdo e gerenciamento de nossa página.
Em nossas primeiras semanas de atividades em 2017, recuperaremos alguns posts que se destacaram no blog, seja pelo número de leitores ou pela atualidade que suas temáticas seguiram tendo após sua publicação. Começaremos disponibilizando os links da série de postagens realizadas pelo blog em 2015 sobre o tema “Migrações”. Nessa visão da Tríplice Fronteira sobre fenômeno de fundamental importância para compreensão de nosso mundo atual, destacamos, nas postagens, atividades realizadas por professores e estudantes da UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu (como parte da Semana Acadêmica de História da UNILA de 2015), discussões conceituais e indicações de filmes, livros e músicas que versam sobre essa temática. Em um momento em que os debates sobre imigrantes tocam especialmente a América Latina e os latino-americanos, bem como países de maioria muçulmana, a partir das políticas do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, recuperamos a visão ampla que o blog procurou mostrar da questão, destacando sua dimensão histórica, política, humana e cultural.
A série sobre migrações teve início com o post “Pensar História na América Latina: Migrações”, de 19 de outubro de 2015, que registrou as atividades da Semana Acadêmica de História da UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu:


No post seguinte focamos no caso específico do Brasil, com o post “Migrações na História do Brasil”:


Nas três postagens seguintes o blog perpassou temas cuja relevância só vimos se acentuar desde então: a crise dos refugiados (por meio de uma visão sobre suas interpretações e narrativas, além da cobertura da mídia) e as migrações irregulares, que discutiu a impropriedade dos termos imigrante “ilegal” ou “clandestino” nas ciências sociais:


A postagem seguinte, de 5 de novembro de 2015, versou sobre o conceito e as experiências de diáspora, incluindo suas expressões na música e literatura:


No post “Interconexões” apontamos aspectos culturais das migrações, como a influência sobre a gastronomia:


O post final da série focou na experiência da Tríplice Fronteira, em “Migrantes em Foz do Iguaçu”, a partir de jornada fotográfica pela cidade de Foz, atividade da disciplina de Estudos Culturais, ministrada pela profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira. A série foi encerrada com uma indicação musical: a canção “Encuentros y despedidas”, na voz de Mercedes Sosa, que recuperamos aqui, em nosso reencontro do blog:




Nesta e nas próximas postagens realizaremos um pequeno passeio pelos arquivos do blog, buscando apresentá-lo a novos leitores e colocar em evidência nosso acervo de posts para nossos leitores habituais, dando início assim a uma nova etapa de nosso diálogo virtual sobre a história latino-americana. Seguimos sempre abertos a sugestões e contribuições, e em breve retomaremos nossas postagens originais, bem como os posts em espanhol e novidades para o sexto ano de atividades do blog. Boas leituras!


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...