Pular para o conteúdo principal

História, migrações e alimentação


A relação entre comida, história e memória é componente chave do filme Lamen Shop (2018, Cingapura, Japão, França), de Eric Khoo. No filme, um jovem cozinheiro japonês encontra, logo após a perda de seu pai, o diário de sua mãe, o que o leva a uma viagem a Cingapura, em busca do lado cingalês de sua família, que nunca havia conhecido, e dos segredos do ramen. O ramen é uma tradicional sopa à base de macarrão chinês, que pode conter porco, peixe ou frango, além de ingredientes como algas e brotos no caldo. Prato bastante popular no Japão, teve seu consumo intensificado após a Segunda Guerra Mundial (em razão de seu baixo custo) e da criação do macarrão instantâneo, na década de 1950.



O protagonista de Lamen Shop acaba por descobrir a razão do distanciamento de sua família cingalesa: a mãe de seu pai rejeitou a união deste com sua mãe, por ela ser japonesa. O motivo da rejeição foi a memória das violências cometidas no período da ocupação japonesa em Cingapura, durante a Segunda Guerra Mundial. No momento da viagem do protagonista a Cingapura, realizava-se no país uma exposição marcando essa ocupação; por meio dela, o jovem cozinheiro veio a conhecer a história de violência que marcara sua família.
Lamen Shop foi lançado dois anos após a celebração dos cinquenta anos de relações diplomáticas entre Japão e Cingapura (iniciadas em 1966), celebrando o estabelecimento da paz e amizade entre os dois países. No filme, a história e as memórias familiares se imiscuem, e ambas estão ligadas a uma atividade cotidiana prenhe de lembranças: a alimentação. A lembrança de pratos da infância, as receitas transmitidas de geração em geração, a recriação familiar de comidas tradicionais no país ou na região, ligam fortemente nossos rituais de sentar-nos à mesa com a memória de vida de cada um e nossas histórias coletivas.
Um capítulo à parte na relação entre alimentação e história cabe aos imigrantes. Seus deslocamentos produzem contatos culturais múltiplos, e a comida é algo que, normalmente, carregam consigo, preservando suas identidades e mantendo para si um senso de rotina e tradição num ambiente novo. A descoberta de novos ingredientes, ou a falta dos ingredientes tradicionais, leva a releituras dos pratos tradicionais. A abertura de restaurantes ou a venda nas ruas torna suas culinárias populares nos países de acolhida, incorporando à dieta dessas culturas novos pratos.
A exposição “Migrações à mesa”, realizada em 2017 no Museu da Imigração, em São Paulo, levou ao público a proposta de pensar essas questões, pedindo a descendentes de imigrantes que emprestassem à mostra cadernos de receitas de seus antepassados. Os cadernos foram expostos ao lado de utensílios de cozinha e outros materiais reveladores do universo culinário de diferentes origens do mundo. Entre as atividades especiais durante o período de isolamento imposto pelo combate ao coronavírus, o Museu reapresentará a exposição em formato virtual, a partir de 30 de maio de 2020 (cf. http://museudaimigracao.org.br/eventos/acoes-online/lancamento-exposicao-virtual-migracoes-a-mesa). 
Na região de inserção da UNILA, a feirinha de domingo na Avenida Juscelino Kubitschek, em Foz do Iguaçu, é um exemplo da forte relação entre comida e imigração, com bancas de culinária árabe, taiwanesa, japonesa, entre outras.


Imagem da exposição “Migrações à Mesa”: http://www.museudaimigracao.org.br/exposicoes/temporarias/migracoes-a-mesa Acesso em 07/05/2020. O site do museu também disponibiliza materiais educativos da exposição em formato pdf (http://museudaimigracao.org.br/educativo/materias-educativos , acesso em 07/05/2020). 

As ciências sociais, dentre elas a história, reconheceram, há pelo menos um século, a importância da alimentação como objeto de estudo, seu valor na compreensão de uma cultura e de relações sociais. Um estudo pioneiro na literatura brasileira é do intelectual afrodescendente baiano Manuel Querino (1851-1923), A arte culinária na Bahia (1928). Como em outros de seus estudos, Querino destaca, no livro, a contribuição africana à culinária baiana, razão pela qual esta seria a primeira do país: “É notório, pois, que a Bahia encerra a superioridade, a excelência, a primazia, na arte culinária do país, pois que o elemento africano, com sua condimentação requintada de exóticos adubos, alterou profundamente as iguarias portuguêsas, resultando daí um produto todo nacional, saboroso, agradável ao paladar mais exigente, o que excede a justificada fama que precede a cozinha baiana” (QUERINO, 1957 [1928], p. 23). Outras culinárias regionais mereceram estudos, como Feijão, angu e couve: ensaio sobre a comida dos mineiros, de Eduardo Frieiro (Centro de Estudos Mineiros, 1966), defensor de que, em meio à variedade interna da culinária mineira, sua essência estaria na tríade contemplada no título da obra.



A historiografia francesa da Nova História, a partir dos anos 1960 e 1970, expandiu as possibilidades do estudo histórico da alimentação sobremaneira, especialmente problematizando gostos, hábitos e sensibilidades alimentares ao relacioná-los com a dinâmica social das sociedades nas quais se inserem. Exemplo de uma das novas abordagens é a obra de Jean-Louis Flandrin (1931-2001), que, entre outros temas na história da alimentação, estudou a ordem de apresentação e consumo dos pratos na culinária francesa. De que se compunham as entradas, pratos principais, sobremesas e por que sua disposição em uma ordem específica; qual a lógica cultural por trás do consumo do salgado antes do doce, do frio antes do quente, são casos de problemas historicizados por Flandrin em seus estudos. No Brasil, muitos estudiosos também têm se dedicado à temática da história da alimentação, como o prof. Henrique Carneiro (USP), autor de Comida e Sociedade: uma história da alimentação (2003).
A alimentação, portanto, é um tema que vem sendo trabalhado a partir de uma variedade de problemas e perspectivas dentro da história, em permanente interdisciplinaridade com a antropologia, a sociologia, a arqueologia, entre outras ciências humanas. O filme Lamen shop explicita as potencialidades deste tema ao nos colocar diante das múltiplas interseções entre memórias individuais, memórias familiares e histórias (trans)nacionais contidas num prato de comida e naquilo que o envolve: as tradições envolvidas na receita e os rituais associados a seu preparo e consumo.

Referências e indicações de leitura:

BANERJEE, I (Org,) Culturas culinarias: comida y sociedad en Asia y África. Estudios de Asia y África, vol. 50, n. 3, 2015. Disponível em: < https://estudiosdeasiayafrica.colmex.mx/index.php/eaa/issue/view/156 > Acesso em 07/05/2020.

CARNEIRO, Henrique. Comida e Sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

FRIEIRO, Eduardo. Feijão, Angu e Couve. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1966.

MONTANARI, M. (Org.) O mundo na cozinha. História, identidade, trocas. São Paulo: Editora Senac/Estação Liberdade, 2006.

QUERINO, Manuel. A arte culinária na Bahia. Salvador: Livraria Progresso Editora, 1957. Disponível para download na Brasiliana Digital Guita e José Mindlin (IEB/SP), em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3998, acesso em 12/05/2020.


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos
Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira





Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!