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Os 76 Anos da Independência da Índia e do Paquistão no Blog de História da UNILA

 

Hoje (15 de agosto) a República da Índia comemora os 76 anos de sua libertação do domínio britânico (data que marca ainda a fundação do Estado do Paquistão). No Blog de História da UNILA, orientado por um olhar para o Sul Global e seus temas e formas de pensar e escrever a história, selecionamos hoje algumas das postagens referentes ao Sul da Ásia dos nossos arquivos:

 

Na fronteira entre Índia e Paquistão: música e história como ferramentas para repensar e elaborar o sofrimento da Partilha:

http://unilahistoria.blogspot.com/2020/08/na-fronteira-entre-india-e-paquistao.html

 

Viagem à Terra de Gandhi: Martin Luther King Jr. na Índia (1959):

http://unilahistoria.blogspot.com/2021/09/viagem-terra-de-gandhi-martin-luther.html

 

Mira Behn: ativismo social e ambiental na Índia no século XX:

http://unilahistoria.blogspot.com/2022/07/mira-behn-ativismo-social-e-ambiental.html

 

Soberania ecológica: reinterpretações de conceitos e práticas sul-asiáticas no século XXI:

http://unilahistoria.blogspot.com/2022/03/soberania-ecologica-reinterpretacoes-de.html

 

 Arquivos comestíveis: história e biodiversidade no Sul da Ásia:

http://unilahistoria.blogspot.com/2020/10/arquivos-comestiveis-historia-e.html

 


Deixamos também aos leitores do Blog um convite para a palestra “Índia no século XXI: cenários e perspectivas”, com a profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, professora de História da Ásia na UNILA. A palestra será transmitida pelo YouTube, hoje (15/08), às 17h, horário de Brasília. É organizada pelo Grupo Diálogos Contemporâneos, da Universidade Federal do Acre (UFAC), e haverá emissão de certificado axs participantes.

 

O link para visualização pelo YouTube é: https://www.youtube.com/watch?v=-LN1mHhA7Hw

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A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!