Pular para o conteúdo principal

Profa. Rosangela de Jesus Silva


Formação e experiência profissional:

Rosangela de Jesus Silva é Bacharel (2001) e Licenciada (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre (2005) e Doutora (2010) em História da Arte pela mesma universidade. Em 2009 desenvolveu estágio na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) com bolsa sanduíche da CAPES.
Foi pesquisadora colaboradora no Instituto de Artes da UNICAMP, onde desenvolveu um pós-doutorado com financiamento da FAPESP entre 2012 e 2014. Em 2013 desenvolveu estágio de pesquisa em Buenos Aires, Argentina, junto à Universidad Nacional de Tres de Febrero.
Desde 2014 é professora do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Pesquisa:

Atualmente pesquisa questões de arte, cultura e imagem, sobretudo o repertório visual presente em revistas ilustradas, contemporâneas entre si, no Brasil, na Argentina e no Paraguai na segunda metade do século XIX, durante o processo de formação dos Estados e das identidades nacionais.

Publicações recentes:

Entre Repúblicas y Monarquía: representaciones visuales de Latinoamerica en la prensa ilustrada argentina y brasileña del siglo XIX. In: Antonio E. de Pedro; Elena Rosauro. (Org.). Cómo ver Cómo: textos sobre cultura visual latinoamericana. 1. ed. Madrid: FOC, 2015.

Lápis e Pincel nas Mãos de um Artista: o Brasil de Angelo Agostini. In: LUSTOSA, Isabel. (Org.). Agostini: obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910). 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar