Profa. Rosangela de Jesus Silva


Formação e experiência profissional:

Rosangela de Jesus Silva é Bacharel (2001) e Licenciada (2004) em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre (2005) e Doutora (2010) em História da Arte pela mesma universidade. Em 2009 desenvolveu estágio na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) com bolsa sanduíche da CAPES.
Foi pesquisadora colaboradora no Instituto de Artes da UNICAMP, onde desenvolveu um pós-doutorado com financiamento da FAPESP entre 2012 e 2014. Em 2013 desenvolveu estágio de pesquisa em Buenos Aires, Argentina, junto à Universidad Nacional de Tres de Febrero.
Desde 2014 é professora do curso de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Pesquisa:

Atualmente pesquisa questões de arte, cultura e imagem, sobretudo o repertório visual presente em revistas ilustradas, contemporâneas entre si, no Brasil, na Argentina e no Paraguai na segunda metade do século XIX, durante o processo de formação dos Estados e das identidades nacionais.

Publicações recentes:

Entre Repúblicas y Monarquía: representaciones visuales de Latinoamerica en la prensa ilustrada argentina y brasileña del siglo XIX. In: Antonio E. de Pedro; Elena Rosauro. (Org.). Cómo ver Cómo: textos sobre cultura visual latinoamericana. 1. ed. Madrid: FOC, 2015.

Lápis e Pincel nas Mãos de um Artista: o Brasil de Angelo Agostini. In: LUSTOSA, Isabel. (Org.). Agostini: obra, paixão e arte do italiano que desenhou o Brasil (1843-1910). 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário