quinta-feira, 2 de junho de 2011

A História em debate.


            Em 31 de maio, no programa Entre Aspas, apresentado pela jornalista Mônica Waldvogel no Globonews, os historiadores Marco Antonio Villa (UFSCAR) e Maria Aparecida de Aquino (USP/Mackenzie) discutiram a tentativa de se retirar o impeachment de Collor de um painel sobre a História do Senado. O debate foi muito além e analisou outros exemplos de manipulação e usos da História. Além disso, ambos demonstraram a postura autônoma, crítica, independente que nós historiadores devemos ter.
            Não deixem de assistir ao programa e de ler Gays Ricos y Bichas Pobres, texto do professor Gerson disponível logo abaixo.
            Os vídeos do programa Entre Aspas estão disponíveis em:

Um comentário:

  1. Pretendo assistir o video, mas ja tenho uma opiniao formada a respeito disso. O impeachment nao deveria constar nos paineis do senado por um unico e simples motivo: ele nao aconteceu. O Collor renunciou antes para poder se candidatar novamente. Poderia sim constar no painel todos os protestos, as lutas, etc., mas, no final de tudo, deveria constar a renuncia ao inves do impeachment. (aviso: nao sou a favor do Collor e consegui uma vez sair numa passeata dos caras pintadas, na segunda serie do ensino fundamental, tinha 8 anos e foi muito legal!!!!)

    ResponderExcluir