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A um mês do início das aulas, bons temas para se debater este ano...

30 ANOS DA GUERRA DAS MALVINAS.
Cemitério Argentino de Darwin, Malvinas.

Campanha argentina pela soberania das Malvinas.

60 ANOS DA MORTE DE EVA PERÓN.
Eva Perón discursando.

Painel com a imagem de Evita inaugurado em 2011 em Buenos Aires.

100 ANOS DA LEI SÁENZ PEÑA.
A lei introduziu o voto universal masculino obrigatório na Argentina. A lei abriu caminho para a União Cívica Radical chegar à presidência em 1916 com Hipólito Yrigoyen e quebrar, assim, a hegemonia dos grupos agro-exportadores no poder.


Capa da revista Caras y Caretas de 1899 critica a ausência de revezamento na política argentina.

Prof. Paulo Renato da Silva.

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A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...

"Operários", de Tarsila do Amaral: diversidade e unidade dos trabalhadores.

Há um amplo debate sobre a formação do movimento operário e os elementos que interferem em sua constituição. Um quadro da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), Operários , de 1933, de certa forma sintetiza esse debate. No quadro, a pintora representa a diversidade - sobretudo étnica e de gênero, para usarmos conceitos atuais - que caracterizava os trabalhadores da indústria brasileira do período. Se por um lado notamos a diversidade dos trabalhadores, por outro a pintora também indica elementos em comum. Os rostos sobrepostos representariam a “massificação” dos trabalhadores. A expressão de "cansaço" da maioria dos rostos indicaria esse processo. Prof. Paulo Renato da Silva.