Pular para o conteúdo principal

"São Sebastião guiando o Brasil contra os inimigos da pátria", de Henrique Fleuiss.



(Disponível em: <http://people.ufpr.br/~lgeraldo/saosebastiao.JPG>. Acesso em: 20 mar. 2012).

A gravura, feita durante a Guerra da Tríplice Aliança, foi criada por Henrique Fleuiss e publicada em 22 de janeiro de 1865, no número 215 do periódico A Semana Ilustrada. Na alegoria vemos a imagem de uma figura religiosa, representada por São Sebastião, proteger uma índia, que representaria a Nação brasileira. É interessante notar a presença da figura da índia na alegoria. Observamos que os monarquistas associaram a figura da nação à “nativa protetora” e, assim, tentaram estimular um sentimento nacionalista na população, já que o índio foi o símbolo do nacionalismo durante a fase romântica.
Segundo José Murilo de Carvalho, em sua obra A Formação das Almas: O Imaginário da República no Brasil, a utilização da figura feminina foi utilizada pelos republicanos brasileiros, inspirados nos ideais franceses, para tentar legitimar o novo regime. É curioso notar a presença da figura feminina em uma alegoria de caráter monarquista. Tanto os monarquistas, quanto os republicanos, utilizaram a figura feminina para legitimarem seus ideais.
A gravura foi acompanhada da seguinte legenda: “Com passo firme e a mão valente armada, Brasil, guiar-te-ei ao céu da glória. – Tens inimigos? Toma a tua espada, deita-te ao campo e cantarás vitória!". No estandarte está escrito: "Grande Santo protetor do Império da Santa Cruz, a colheita de triunfos teus protegidos conduz, com tua espada inflamada à frente dos brasileiros. Sejam eles invencíveis, sejam heróis verdadeiros.”
Para saber mais sobre a imagem, o tema e a revista A Semana Ilustrada: LAVARDA, Marcus Túlio Borowiski. A iconografia da Guerra do Paraguai e o periódico Semana Illustrada - 1865-1870: um discurso visual. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-historia/dissertacoes/dissertacao-de-marcus-tulio-borowiski-lavarda>. Acesso em: 15 mar. 2012.
Paulo Alves Pereira Júnior - Acadêmico do Curso de História da UNILA.

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...