Pular para o conteúdo principal

Un siglo perdido?


Na literatura paraguaia contemporânea, sobretudo a que trabalha com a ditadura Stroessner e a sua memória, é comum encontrarmos uma negação da política tradicional enquanto instrumento de transformação da sociedade. Nota-se uma negação da própria História, pois processos do Paraguai independente chegam a ser projetados para o período colonial. Vejamos apenas um exemplo:
El primero en América. El primer golpe de Estado en América ocurrió en 11 de marzo de 1544, en Asunción, en la célebre Noche de San Marcos, cuando los seguidores de Domingo Martínez de Irala derrocaron al Segundo Adelantado, Alvar Núñez Cabeza de Vaca. Asunción tenía entonces tan sólo 7 años de existencia y ya demonstraba su gran precocidad en eso de echar gobernantes. Durante la conquista y la colonia hubo otra andanada de golpes y felonías que no vienen al caso enumerar.” (FARINA, Bernardo Neri. El Siglo Perdido. Assunção: Servilibro, 2010. p. 103).
O recente juízo político empreendido contra Fernando Lugo talvez acentue essa percepção. Mas algumas perguntas precisam ser feitas: trata-se de uma percepção generalizada ou restrita a determinados sujeitos e grupos do país? Como se construiu essa percepção? Essa percepção ajuda a pressionar por mudanças nos partidos tradicionais ou, pelo contrário, colabora para mascarar as mudanças importantes vividas pelo Paraguai ao longo de sua história?
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!