sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como nos olham II: os Simpsons no Brasil.


Outro exemplo de animação que representa a visão negativa que parte da sociedade norte-americana tem da América Latina é um polêmico episódio de “Os Simpsons” que se passa no Brasil.

(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HAaTMgJhqdg>. Acesso em: 24 ago. 2012).

O episódio faz referências a elementos que realmente existem no país. Entretanto, chama a nossa atenção a forma como alguns desses elementos são tratados. O espanto de Marge com a apresentadora infantil “sexualizada” sugere que a televisão norte-americana não teria o mesmo “apelo”, o que é questionável. Por falar nisso, ainda no avião, o país é associado a desejos sexuais e paixões, em outras palavras, a impulsos, emoções e sentimentos, como se fosse desprovido de razão/racionalidade. Outra abordagem complicada se refere à violência urbana, que domina o episódio. A criminalidade aparece como uma opção dos brasileiros, como no caso da vendedora de sucos que se aproveita do seu “trabalho” para roubar os clientes.
Pelo menos, no caso de “Os Simpsons”, a própria sociedade norte-americana costuma ser o alvo predileto das críticas. O próprio episódio que comentamos ironiza o desconhecimento dos norte-americanos sobre o Brasil. Exemplo disso é Bart estudar espanhol para se comunicar no país, equívoco apontado por sua mãe.
Prof. Paulo Renato da Silva.
Professores em greve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário