Pular para o conteúdo principal

Botero: releituras da história da arte.

O pintor colombiano Fernando Botero, nascido em Medellín em 1932 e ainda em atuação, tem um estilo muito particular, inclusive chamado por alguns de “boterismo”. O pintor é conhecido, principalmente, por acentuar o volume dos corpos das pessoas e dos animais que representa.
Essa característica levou Botero a se apropriar de cânones da pintura universal, dos quais fez uma leitura bastante peculiar, como demonstram os exemplos a seguir, mas existem outros. Por um lado, a releitura desses cânones indica a valorização, o reconhecimento desses artistas por Botero. Mas, por outro, Botero, usando de sua liberdade (re)criadora, subverte os padrões consagrados.
Na próxima postagem seguimos com Botero.

Mona Lisa - Fernando Botero
Mona Lisa de Botero (1977/1978).

Después de Piero della Francesca de Botero (1998) de Botero. Comparem com a obra "original" na postagem de 10 de maio deste ano.


Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...