Pular para o conteúdo principal

A violência além da desigualdade e da pobreza.

A desigualdade e a pobreza são constantemente apresentadas como as principais causas da violência na América Latina. Para Beatriz Sarlo, se trata de uma perspectiva adequada, mas incompleta, principalmente quando se pensa no caso argentino, analisado pela autora.
Segundo Sarlo, “apenas” a desigualdade e a pobreza, em si, não explicam o crescimento da violência na Argentina, mas a falta de políticas de combate a ambas, o que desencadearia frustração e falta de perspectivas em amplos setores da sociedade. A respeito da Argentina da década de 1990, destaca: “Para quienes forman parte de la masa de desocupados y subocupados, estabilizada en alrededor del veinticinco por ciento (sin seguro de desempleo), la idea de que la sociedad es un espacio donde hombres y mujeres no están inevitablemente destinados a la frustración y al fracaso es débil y remota.” (2002: 59).
Já falamos como a violência gera uma crise da imagem do Estado como aquele que garantiria a segurança dos indivíduos. Sarlo destaca, ainda, que a violência representa e acentua, ao mesmo tempo, a crise de instituições que representavam espaços de sociabilidade, como a escola, associações de bairro e sindicatos, dentre outros. De acordo com a autora, a crise desses espaços de sociabilidade gera um esvaziamento do espaço público. “La crisis de seguridad afecta e inmoviliza a quienes viven en barrios populares, obligados a garantizar, en todo momento, una presencia en sus casas para evitar depredaciones y robos, y condenados al aislamiento en viviendas donde el equipamiento cultural es mínimo. La movilidad en el tiempo de ocio se reduce y, en consecuencia, también se achican las posibilidades de contacto con otros niveles y consumo sociales.” (2002: 59). Saindo do caso argentino, penso, particularmente, como nós brasileiros, de uma maneira geral, frequentamos pouco espaços públicos como parques e praças, especialmente à noite e, daí, nossa dificuldade em manter estes espaços sem depredações.
Sarlo conclui essa questão da violência e dos espaços de sociabilidade com um argumento interessante. Para a autora, principalmente nas periferias da Argentina, as igrejas evangélicas estariam preenchendo o espaço outrora ocupado pelas instituições que citamos acima. Isso explicaria o crescimento das igrejas evangélicas no país – e na América Latina. “Estas formaciones religiosas, muy numerosas en el conurbano de Buenos Aires, ofrecen lugares de identificación temporal especialmente valorados por quienes no tienen otras opciones de identificación: son tribus culturales organizadas en redes bastante eficaces.” (2002: 61).
Referências bibliográficas:
SARLO, Beatriz. Tiempo Presente: notas sobre el cambio de una cultura. Buenos Aires: Siglo XXI, 2002.
Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!