Pular para o conteúdo principal

2014: 60 anos do suicídio de Vargas.

Neste ano de 2014, os brasileiros lembram os 60 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas (1930-1945; 1951-1954). Vargas é considerado o principal representante do “populismo” brasileiro. Como destacam alguns analistas, a mobilização popular do segundo governo Vargas começou a preocupar as elites econômicas e políticas. Para essas elites, Vargas teria perdido o controle sobre os movimentos sociais. Resumidamente, começava assim a crise política – e econômica – que levou ao suicídio do presidente.
A Globonews acaba de exibir um documentário que revisa a vida e a trajetória política de Vargas. O documentário apresenta problemas: menciona, por exemplo, a “política do café com leite”, conceito que tem sido bastante questionado. Além disso, se refere ao presidente argentino Juan Domingo Perón (1946-1955) como um ditador, o que também é muito questionável. De qualquer modo, o documentário nos ajuda a lembrar de alguns processos importantes da história brasileira e, sobretudo, nos envolve com as excelentes imagens da época. O documentário está disponível no link <http://globotv.globo.com/globo-news/arquivo-n/v/ha-60-anos-suicidava-se-o-presidente-getulio-vargas/3225445/>.

Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!