Pular para o conteúdo principal

O golpe de 1964, 50 anos depois.


Essa foto pode ser lida como uma das melhores alegorias da ditadura militar instalada há 50 anos no Brasil. Sinceramente, pouco sei sobre essa foto, ou melhor, nada sei, mas ela sempre me faz pensar bastante. O general João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979-1985) estende a mão para uma menina e, aparentemente, não é correspondido. O general, alto, corpulento, nos remete à ditadura que se impôs entre nós, como o general parece se impor diante da menina. A menina é o povo brasileiro. Certamente ela não sabe disso. Mas nós somos a menina. Aparentemente menores, frágeis, cercados pelos representantes do poder. O general parece não se importar com a indiferença/resistência da menina e insiste. A mão que supostamente quer cumprimentar é a mesma que inibe. A menina não olha para o general e fica de braços cruzados. Indiferença. Resistência pacífica. Mas resistência pacífica é resistência? Nada sei sobre o momento posterior ao clique do fotógrafo. Quem “venceu”? A menina cedeu e cumprimentou o general? Fez o que esperavam dela? Ou a menina persistiu, fazendo o general desistir e ir embora? Há uma longa história a ser conhecida sobre o que nos ocorreu após o 31 de março de 1964.
Hoje o blog completa 3 anos no ar! Obrigado aos que colaboram, acompanham e divulgam.

Prof. Paulo Renato da Silva.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...

"Operários", de Tarsila do Amaral: diversidade e unidade dos trabalhadores.

Há um amplo debate sobre a formação do movimento operário e os elementos que interferem em sua constituição. Um quadro da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), Operários , de 1933, de certa forma sintetiza esse debate. No quadro, a pintora representa a diversidade - sobretudo étnica e de gênero, para usarmos conceitos atuais - que caracterizava os trabalhadores da indústria brasileira do período. Se por um lado notamos a diversidade dos trabalhadores, por outro a pintora também indica elementos em comum. Os rostos sobrepostos representariam a “massificação” dos trabalhadores. A expressão de "cansaço" da maioria dos rostos indicaria esse processo. Prof. Paulo Renato da Silva.