Pular para o conteúdo principal

O retorno Duvalierista.

Poderíamos finalizar estas postagens sobre a ditadura no Haiti com o texto anterior, onde falamos do fim da ditadura no ano de 1986. Porém, quase 30 anos depois do fim desta ditadura, os mesmos personagens protagonistas daquela época também querem ser protagonistas agora. Nos casos tradicionais das monarquias, há uma constante renovação através da substituição de seus membros mais velhos ou já mortos por membros juniores. A “dinastia” Duvalierista segue o mesmo caminho.
Em 2011, depois de mais de vinte anos residindo na França, Jean Claude Duvalier retornou ao Haiti. As inúmeras acusações (de desvio do dinheiro público e das atrocidades cometidas por sua milícia) permanecem sem serem averiguadas. Enquanto isso, Baby Doc desfila pela capital do Haiti e ao lado de autoridades políticas com quem mantem bom relacionamento e seu filho Nicolas Duvalier aparenta querer candidatar-se para algum cargo público, além de procurar reabilitar a memória de seu avô (François Duvalier).[1]

O atual presidente do Haiti Michel Martelly (ao centro), cumprimentando Jean Claude Duvalier. A esquerda, Nicolas Duvalier.

Nicolas Duvalier. Especulações em torno de uma possível candidatura nas próximas eleições no Haiti (foto de 2013). Disponível em: http://www.haitiobserver.com/photos/rp/hp3785.html Acesso: 22/05/2014.


Samuel Cassiano - estudante do Curso de História - América Latina, da UNILA.

[1] Robert Berrouët-Oriol. Le retour du duvaliérisme en Haïti sous le manteau de la « réconciliation nationale » Tout Haiti,  Montréal, le 3 janvier 2014. Disponível em: http://canadahaitiaction.ca/content/le-retour-du-duvali%C3%A9risme-en-ha%C3%AFti-sous-le-manteau-de-la-%C2%AB-r%C3%A9conciliation-nationale-%C2%BB Acesso: 22/05/2014.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!