Pular para o conteúdo principal

Um breve panorama sobre o Batllismo.



Muitos “Battles” passaram pela história do Uruguay. Lorenzo Battle foi o primeiro e atuou como Presidente de 1868 a 1872. Depois seu filho, José Batlle y Ordoñez, assumiu o posto por dois mandatos (1903 – 1907 e 1911 – 1915). Algumas décadas depois, Luis Batlle Berres governou de 1947 a 1951 e Jorge Batlle Ibañez foi presidente de 2000 a 2005. Mas, entre tantos, um Batlle é considerado o político que teve maior influência no processo de abertura e modernização do país. Foi ele José Batlle y Ordoñez, percursor de várias mudanças políticas que podemos dividi-las em três projetos: projeto político, projeto econômico e projeto social.
O projeto político: a proposta principal de Batlle era a criação de um poder executivo colegiado, no qual o presidente não teria total autonomia. O poder executivo colegiado seria composto pelo presidente e por 9 membros eleitos pelo povo, dos quais 5 seriam do partido do presidente e 4 da oposição. Para Batlle, era importante que esses 9 membros se mantivessem no poder por dois mandatos, pois haveria menos risco do presidente seguinte frear ou mudar algum plano governamental. Com essa proposta, o Partido Colorado, ao qual pertencia Batlle, se divide em batllistas e riveristas. Os riveristas, juntamente com o Partido Nacional, eram contra a proposta, alegando que seria muito problemático que os 9 membros do colegiado pudessem chegar a um acordo a respeito dos temas de urgência.
O projeto econômico, por sua vez, tem como base a industrialização do país, sobretudo em Montevidéu. No setor agrícola, Batlle impôs alguns impostos progressivos sobre o domínio da terra e também propôs a divisão da terra com os camponeses desempregados para incentivar a agricultura. Vale ressaltar que Batlle teve muita dificuldade para fazer isso, visto que grande parte dos latifundiários era do partido opositor e protegia seus próprios interesses. Batlle também incentiva a comercialização dos produtos nacionais, aumentando os impostos e dificultando a entrada de produtos estrangeiros. Outra proposta é a estatização e nacionalização dos serviços públicos, porque ele acreditava que o Estado tinha o dever de garantir os serviços básicos sem fins lucrativos como tinham as empresas privadas.
O projeto social tem como público alvo os trabalhadores, as mulheres e as crianças. Com respeito aos trabalhadores, foram implantadas a lei das oito horas, a lei das “sillas” e a lei do seguro desemprego, entre outras medidas. Com respeito às mulheres, são estabelecidos a licença maternidade de 40 dias e o divórcio pela vontade da mulher. Para as crianças, diminuiu a carga horária de trabalho.
Outra medida que faz é tornar o Estado laico e ampliar a educação para vários departamentos, além de estender a educação ao maior número possível de pessoas e de reafirmá-la como sendo gratuita. O seu governo também criou universidade para as mulheres.
O período Batllista termina no ano de 1929, com a morte de José Batlle y Ordoñez no dia 20 de outubro, mas para um setor do Partido Colorado suas ideologias continuam presentes.

Bibliografia:
NAHÚM, B. Breve historia del Uruguay independiente. Montevideo: Banda Oriental, 1999. 

Maria Aparecida Webber, Maria Paula Padrón, Maria Silvina Sosa Vota, Mariana Elizabeth Fernández Presa e Katrina Petrika Dal Pizzol.

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...