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Programação da II Semana Acadêmica de História da UNILA.

Confiram a programação de hoje da II Semana Acadêmica de História da UNILA!


25 de agosto de 2015
MANHÃ
8:20 – 10:00 Oficina "Pensar História na América Latina" - Escola Barão do Rio Branco
Atividades educativas com estudantes do ensino médio de escolas estaduais de Foz do Iguaçu

TARDE
1ª Sessão de Exposição de Trabalhos Científicos - 14:00-18:00
SALA 08 – Coordenadora: Profa. Mirian Oliveira
Reflexiones sobre la pintura de la primera misa en América Latina
María Silvina Sosa Vota
História - UNILA
Hacia una historia del Wallmapu: La monarquía de Tounens
Víctor Eduardo Pacheco Garrido
IELA - UNILA
La política en ciudades de frontera y posibilidades de abordaje
Maria Fernanda Maidana
IELA - UNILA
Contexto histórico sobre la implementación de políticas forestales en Uruguay y el cono sur
Horacio Martín Melo Pissón
Geografia - UNILA
Rosa Carajé, Caterine Conga e Ana Maria Franco: novos olhares sobre as primeiras famílias sanjoanenses
Samuel José Cassiano
História - UNILA
As relações bilaterais entre Paraguai e Brasil durante a Ditadura Stroessner: Revisionismo nacionalista e discurso desenvolvimentista
Leticia Consalter de Lima
História - UNILA

NOITE
MINICURSOS - 18: 00 -22:00

Minicurso 1: Religiões, fluxos e migrações na América Latina – SALA 01
Prof. Anaxsuell Fernando da Silva

Minicurso 2: Possuir imagens e construir imaginários: imprensa ilustrada oitocentista na América Latina – SALA 03
Profa. Rosangela de Jesus Silva


As atividades ocorrem na UNILA Centro. Participem e divulguem!

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A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

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Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!