Pular para o conteúdo principal

Museo del Barro – Asunción, Paraguay.

A preocupação em estabelecer uma casa permanente para uma coleção até então itinerante está na origem do Museo del Barro, localizado próximo à Avenida Aviadores del Chaco, em Asunción, capital do Paraguai. Em 1972, os artistas Olga Blinder (1921-2008) e Carlos Colombino (1937-2013) criaram a “Colección Circulante”, composta inicialmente por desenhos e gravuras, um acervo que expunham em instituições educativas e espaços públicos. Blinder e Colombino transitavam por várias formas de arte, como pintura, escultura e escrita, além de ser a primeira educadora, e o segundo, arquiteto. A ampliação do escopo de sua coleção, ao incluir pinturas, objetos, esculturas e instalações, levou seus organizadores a buscarem um espaço fixo.
A primeira edificação (projetada por Colombino) começou a ser construída em 1979. De 1980 a 1983 o museu esteve em San Lorenzo, passando a Asunción neste último ano. A partir de 1988, instalou-se definitivamente no Centro de Artes Visuales (CAV), no bairro de Isla de Francia, na capital paraguaia. O museu teve dificuldades para se formar nos anos 1970 e 1980, últimas décadas da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989), de pouco apoio à cultura e perseguição a artistas. Logo após o fim da ditadura, o museu recebeu apoio do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), amigo de Carlos Colombino e do curador, professor e crítico de arte Ticio Escobar (1947-), um dos principais responsáveis pela seção de arte indígena do museu. Roa Bastos ganhou o Prêmio Cervantes em 1990, e fez incluir o “Museo del Barro” na agenda de visita dos reis da Espanha a Asunción em outubro de 1990. Pós-Stroessner, o museu ainda sofreu com um tornado, que destruiu parte de suas instalações e obrigou-o a um fechamento por dois anos, entre 1993 e 1995.
O “Museo del Barro” abriga uma rica coleção de cerâmica popular, em especial Ita e Tobatí (denominações que remetem às localidades de origem da produção), além do “Museo Paraguayo de Arte Contemporáneo” e do “Museo de Arte Indígena”, com mais de 1750 peças fabricadas por membros dos variados grupos étnicos do Paraguai. Quase 90% do acervo de peças indígenas foi adquirido por Ticio Escobar.
Além dos acervos permanentes, o museu abriga exposições temporárias, como “El sueño de una noche de verano”, da artista Nury González. A exposição, que esteve aberta ao público entre novembro e dezembro de 2015, teve como mote os 40 anos do acordo que instituiu a “Operação Condor” no Cone Sul, uma cooperação entre as ditaduras de Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai para captura, tortura e execução de opositores políticos desses regimes, operação que vitimou dezenas de milhares. A artista Nury González produziu, nesse tema, um conjunto de obras tratando das questões do exílio e do desaparecimento, utilizando-se, por exemplo, da figura do “fio” (“el hilo”) para tratar das trajetórias perdidas e violentamente interrompidas naquele contexto. Alunos e professores do curso de História da UNILA puderam visitar essa exposição, além do acervo permanente do museu, em saída de campo realizada em novembro de 2015.


Entrada do Museo del Barro. Foto: Profa. Rosangela de Jesus Silva


Acervo do Museo del Barro. Foto: Profa. Rosangela de Jesus Silva



Acervo do Museo del Barro. Foto: Profa. Rosangela de Jesus Silva 


Professores e estudantes da UNILA em visita ao Museo del Barro. Foto: Profa. Rosangela de Jesus Silva

O site do “Museo del Barro” possui informações sobre sua história, acervos e calendário de exposições (http://www.museodelbarro.org/). O museu possui também um blog: http://www.museodelbarro.org/blog.

            
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!