quarta-feira, 27 de abril de 2016

A ditadura chilena pelas lentes do cinema


O vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação de 2016 foi a produção chilena História de um urso. Dirigido por Gabriel Osorio, o curta baseia-se, segundo o diretor, na história de vida de seu avô, Leopoldo Osorio, preso e exilado durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Ao receber o prêmio, o cineasta dedicou a estatueta a seu avô e a todos os que, como ele, sofreram no exílio.
História de um urso retrata o percurso de um urso que é preso por agentes fardados, afastado de sua família e forçado a trabalhar num circo. O filme traduz nesta fábula a trajetória de muitos chilenos perseguidos durante o governo Pinochet. A história é contada por meio de um pequeno teatro de bonecos movido a engrenagens, que é apresentado na rua por um artista ambulante. No curta, um garoto pede a seu pai dinheiro para assistir ao teatrinho mecânico. Desse modo, o filme mostra ainda a transmissão da memória do que ocorreu naquele sombrio período da história chilena às novas gerações.



A única indicação anterior do Chile ao Oscar, em 2013, também foi por uma história relacionada à ditadura: No, de Pablo Larraín, retratou a campanha publicitária pelo “Não” em plebiscito que decidiria a continuidade de Pinochet no poder. A vitória da alternativa contrária ao general pôs fim à ditadura no país.



Outro filme que trata de forma sensível o período ditatorial chileno é Allende, mi abuelo Allende. O documentário produzido por Marcia Tambutti Allende, neta do ex-presidente, foi premiado como o melhor documentário no Festival de Cinema de Cannes de 2015. Distanciando-se da imagem do homem público e decidida a resgatar, entre seus familiares, a memória do avô, pai e marido que foi Allende, a documentarista se depara com o silêncio, com a fragmentação de narrativas e a dispersão de imagens (fotográficas, inclusive) de seu antepassado. E é justamente a partir das fraturas e ausências causadas pelo traumático golpe militar que ela (re)constrói facetas da vida de Salvador Allende e de sua família pouco conhecidas do público em geral.


Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário