Pular para o conteúdo principal

A ditadura chilena pelas lentes do cinema


O vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação de 2016 foi a produção chilena História de um urso. Dirigido por Gabriel Osorio, o curta baseia-se, segundo o diretor, na história de vida de seu avô, Leopoldo Osorio, preso e exilado durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Ao receber o prêmio, o cineasta dedicou a estatueta a seu avô e a todos os que, como ele, sofreram no exílio.
História de um urso retrata o percurso de um urso que é preso por agentes fardados, afastado de sua família e forçado a trabalhar num circo. O filme traduz nesta fábula a trajetória de muitos chilenos perseguidos durante o governo Pinochet. A história é contada por meio de um pequeno teatro de bonecos movido a engrenagens, que é apresentado na rua por um artista ambulante. No curta, um garoto pede a seu pai dinheiro para assistir ao teatrinho mecânico. Desse modo, o filme mostra ainda a transmissão da memória do que ocorreu naquele sombrio período da história chilena às novas gerações.



A única indicação anterior do Chile ao Oscar, em 2013, também foi por uma história relacionada à ditadura: No, de Pablo Larraín, retratou a campanha publicitária pelo “Não” em plebiscito que decidiria a continuidade de Pinochet no poder. A vitória da alternativa contrária ao general pôs fim à ditadura no país.



Outro filme que trata de forma sensível o período ditatorial chileno é Allende, mi abuelo Allende. O documentário produzido por Marcia Tambutti Allende, neta do ex-presidente, foi premiado como o melhor documentário no Festival de Cinema de Cannes de 2015. Distanciando-se da imagem do homem público e decidida a resgatar, entre seus familiares, a memória do avô, pai e marido que foi Allende, a documentarista se depara com o silêncio, com a fragmentação de narrativas e a dispersão de imagens (fotográficas, inclusive) de seu antepassado. E é justamente a partir das fraturas e ausências causadas pelo traumático golpe militar que ela (re)constrói facetas da vida de Salvador Allende e de sua família pouco conhecidas do público em geral.


Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira
Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos



Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...