Pular para o conteúdo principal

“Conhecendo Museus”

Neste post não vamos falar de um museu especificamente, mas de um projeto audiovisual chamado Conhecendo Museus que tem por objetivo apresentar a diversidade de instituições museográficas espalhadas por todo o território brasileiro. O projeto conta com o apoio de diversas instituições como o Instituto Brasileiro de Museus –IBRAM, Sistema Brasileiro de Museus – SBI, Ministério da Cultura – MEC e Fundação José de Paiva Neto.
O formato dos programas são vídeos com duração média de 26 minutos narrados por uma voz off. Esta voz, que seria a própria câmera, apresenta para o público a instituição através de imagens do acervo e entrevistas com os pesquisadores responsáveis pela instituição. Sua construção, com intuito pedagógico e formato ágil, tem como público alvo, sobretudo, jovens, mas alcança todos os públicos.
Os programas foram organizados em temporadas para serem exibidos na programação da TV BRASIL e TV ESCOLA, mas também podem ser assistidos no Youtube. Além disso, há um site do projeto: http://www.conhecendomuseus.com.br/ onde é possível acompanhar todos os detalhes e ter acesso aos programas já exibidos na televisão.
A primeira temporada contou com 15 vídeos e apresentou museus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na segunda temporada foram 52 episódios gravados em museus de 13 estados do norte ao sul do país. Uma terceira temporada já estaria sendo preparada.
Convido os leitores do blog a navegarem por este projeto para conhecerem um pouco das inúmeras iniciativas espalhadas pelo Brasil baseadas em pesquisa, preservação e divulgação da arte e da cultura material e imaterial. Lembrando que os programas são apenas estímulos para que possamos conhecer pessoalmente as instituições, pois nada substitui a experiência pessoal da descoberta.
E como aperitivo deixo o link do programa sobre a Fundação Memorial da América Latina que tenta construir algumas pontes através da arte na América Latina. Bom programa!

Profa. Rosangela de Jesus Silva

Postagens mais visitadas deste blog

A "Primavera dos Povos" na Era do Capital: historiografia e imagens das revoluções de 1848

  Segundo a leitura de Eric J. Hobsbawm em A Era do Capital , a Primavera dos Povos foi uma série de eventos gerados por movimentos revolucionários (liberais; nacionalista e socialistas) que eclodiram quase que simultaneamente pela Europa no ano de 1848, possuindo em comum um estilo e sentimento marcados por uma atmosfera romântico-utópica influenciada pela Revolução Francesa (1789). No início de 1848 a ideia de que revolução social estava por acontecer era iminente entre uma parcela dos pensadores contemporâneos e pode-se dizer que a velocidade das trocas de informações impulsionou o processo revolucionário na Europa, pois nunca houvera antes uma revolução que tivesse se espalhado de modo tão rápido e amplo. Com a monarquia francesa derrubada pela insurreição e a república proclamada no dia 24 de fevereiro, a revolução europeia foi iniciada. Por volta de 2 de março, a revolução havia chegado ao sudoeste alemão; em 6 de março a Bavária, 11 de março Berlim, 13 de março Viena, ...

A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020)

  Fonte: Editora Acervus, 2025. O livro A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020) é fruto da minha tese de doutorado, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em agosto de 2024. A obra trata de um tema central nos estudos migratórios: o retorno. Este, mesmo sendo parte integrante da dinâmica da migração, é pouco estudado. Sendo assim, com base em amplo referencial teórico e trabalho de campo, visa-se demonstrar as múltiplas formas e causas da migração de retorno. Em termos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo dos movimentos migratórios contemporâneos a partir do uso da história oral. A tessitura do corpus documental da pesquisa constituiu-se de entrevistas aprofundadas, que buscaram reconstituir trajetórias de vidas e de migrações, recolhidas entre migrantes retornados e retornadas, situados e situadas na fronteira entre os dois países no estado do Par...