domingo, 10 de abril de 2016

“Conhecendo Museus”

Neste post não vamos falar de um museu especificamente, mas de um projeto audiovisual chamado Conhecendo Museus que tem por objetivo apresentar a diversidade de instituições museográficas espalhadas por todo o território brasileiro. O projeto conta com o apoio de diversas instituições como o Instituto Brasileiro de Museus –IBRAM, Sistema Brasileiro de Museus – SBI, Ministério da Cultura – MEC e Fundação José de Paiva Neto.
O formato dos programas são vídeos com duração média de 26 minutos narrados por uma voz off. Esta voz, que seria a própria câmera, apresenta para o público a instituição através de imagens do acervo e entrevistas com os pesquisadores responsáveis pela instituição. Sua construção, com intuito pedagógico e formato ágil, tem como público alvo, sobretudo, jovens, mas alcança todos os públicos.
Os programas foram organizados em temporadas para serem exibidos na programação da TV BRASIL e TV ESCOLA, mas também podem ser assistidos no Youtube. Além disso, há um site do projeto: http://www.conhecendomuseus.com.br/ onde é possível acompanhar todos os detalhes e ter acesso aos programas já exibidos na televisão.
A primeira temporada contou com 15 vídeos e apresentou museus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na segunda temporada foram 52 episódios gravados em museus de 13 estados do norte ao sul do país. Uma terceira temporada já estaria sendo preparada.
Convido os leitores do blog a navegarem por este projeto para conhecerem um pouco das inúmeras iniciativas espalhadas pelo Brasil baseadas em pesquisa, preservação e divulgação da arte e da cultura material e imaterial. Lembrando que os programas são apenas estímulos para que possamos conhecer pessoalmente as instituições, pois nada substitui a experiência pessoal da descoberta.
E como aperitivo deixo o link do programa sobre a Fundação Memorial da América Latina que tenta construir algumas pontes através da arte na América Latina. Bom programa!

Profa. Rosangela de Jesus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário