Pular para o conteúdo principal

“Conhecendo Museus”

Neste post não vamos falar de um museu especificamente, mas de um projeto audiovisual chamado Conhecendo Museus que tem por objetivo apresentar a diversidade de instituições museográficas espalhadas por todo o território brasileiro. O projeto conta com o apoio de diversas instituições como o Instituto Brasileiro de Museus –IBRAM, Sistema Brasileiro de Museus – SBI, Ministério da Cultura – MEC e Fundação José de Paiva Neto.
O formato dos programas são vídeos com duração média de 26 minutos narrados por uma voz off. Esta voz, que seria a própria câmera, apresenta para o público a instituição através de imagens do acervo e entrevistas com os pesquisadores responsáveis pela instituição. Sua construção, com intuito pedagógico e formato ágil, tem como público alvo, sobretudo, jovens, mas alcança todos os públicos.
Os programas foram organizados em temporadas para serem exibidos na programação da TV BRASIL e TV ESCOLA, mas também podem ser assistidos no Youtube. Além disso, há um site do projeto: http://www.conhecendomuseus.com.br/ onde é possível acompanhar todos os detalhes e ter acesso aos programas já exibidos na televisão.
A primeira temporada contou com 15 vídeos e apresentou museus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Na segunda temporada foram 52 episódios gravados em museus de 13 estados do norte ao sul do país. Uma terceira temporada já estaria sendo preparada.
Convido os leitores do blog a navegarem por este projeto para conhecerem um pouco das inúmeras iniciativas espalhadas pelo Brasil baseadas em pesquisa, preservação e divulgação da arte e da cultura material e imaterial. Lembrando que os programas são apenas estímulos para que possamos conhecer pessoalmente as instituições, pois nada substitui a experiência pessoal da descoberta.
E como aperitivo deixo o link do programa sobre a Fundação Memorial da América Latina que tenta construir algumas pontes através da arte na América Latina. Bom programa!

Profa. Rosangela de Jesus Silva

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar