Pular para o conteúdo principal

O momento do golpe nas ditaduras latino-americanas – Cone Sul

As ditaduras militares na América Latina tiveram semelhanças e diferenças cuja observação pode nos levar a variadas reflexões. Neste post, pensaremos as formas como a democracia foi derrubada no continente através de alguns registros históricos.
Começamos pelo Paraguai, onde Alfredo Stroessner, que havia derrubado o presidente Federico Chávez em 4 de maio de 1954, concorreu como candidato único do Partido Colorado às eleições de julho de 1954. Stroessner seria “reeleito” sete vezes. A reportagem abaixo contém cenas da posse de Stroessner, recuperando filme de época voltado a promover Stroessner e seu regime (destaque-se a presença do então presidente argentino Juan Domingo Perón na posse):



No Brasil, o presidente João Goulart foi deposto quando o senador Auro de Moura Andrade, então presidente do Congresso Nacional, declarou vaga a presidência da República em 1º de abril de 1964, alegando que Jango havia saído do país (o presidente se encontrava, todavia, em território nacional no momento da declaração do senador):


No Chile, a deposição do governo democraticamente eleito do presidente Salvador Allende foi mais violenta e dramática: envolveu um cerco e ataque militar ao Palácio de La Moneda, em 11 de setembro de 1973, concluído com a morte de Allende. O vídeo abaixo mostra o desenrolar dos acontecimentos:


No Uruguai, o golpe partiu do presidente Juan Maria Bordaberry, eleito em novembro de 1971. Em 27 de junho de 1973, Bordaberry, com apoio das Forças Armadas, dissolveu o Senado e a Câmara dos Representantes, e instituiu Conselho de Estado, como mostra o vídeo abaixo:


Na Argentina, o golpe que depôs a presidenta María Estela Martínez de Perón teve lugar em 24 de março de 1976 (havendo completado 40 anos neste 2016), e ocorreu a partir da detenção da presidenta pelos militares. Abaixo, o registro do anúncio à população argentina de que as Forças Armadas haviam tomado o poder:



Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...