quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Recomendações de sites: música, cinema e história

Nosso post hoje será dedicado a dois sites que nos fornecem interessantes recursos para pensar história e música, por um lado, e história e cinema, por outro. O site Musica Brasilis (http://musicabrasilis.org.br/), criado em 2009 pela pesquisadora e Doutora em Informática Rosana Lanzelotte, proporciona um passeio virtual pela história da música brasileira. Além de uma linha do tempo com os principais momentos da música brasileira, o site oferece recursos para conhecer compositores, gêneros e instrumentos musicais. Um destaque é a seção “Escuta Guiada”, composta de vídeos nos quais acompanhamos a audição de uma peça musical através de sua partitura e de comentários sobre a evolução da melodia. Na seção “Temas” encontramos interessantes estudos sobre gêneros e compositores da música brasileira, como o Lundu, Heitor Villa-Lobos, além de “Uma breve história do Hino Nacional Brasileiro”. Completando a variedade de recursos do Musica Brasilis, o site ainda disponibiliza jogos, notícias e partituras.
A criadora do site, Rosana Lanzelotte, foi ainda curadora da exposição "Musica Brasilis - 5 séculos de música", dedicada a mostrar a diversidade da música brasileira, dos cantos tupinambás ao funk contemporâneo. Marcada pela interatividade, a exposição levou a dinâmica do site ao espaço do Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (MG) neste ano de 2016, e há planejamento de levá-la a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo em 2017 (informações em http://musicabrasilis.org.br/noticias/exposicao-5-seculos, acesso em 10/10/2016).
Passando da música ao cinema, recomendamos o site Retina Latina (www.retinalatina.org), voltado para a difusão do cinema latino-americano. De caráter público e gratuito, o site foi desenvolvido por seis entidades relacionadas ao cinema na região: Consejo Nacional de Cinematografía da Bolívia - CONACINE, Consejo Nacional de Cinematografía do Equador - CNCINE, Dirección del Audiovisual, la Fonografía  y los Nuevos Medios del Ministerio de Cultura del Perú, Instituto Mexicano de Cinematografía de México-IMCINE, ICAU-Dirección del Cine y Audiovisual Nacional del Uruguay, e Dirección de Cinematografía del Ministerio de Cultura de Colombia.
O Retina Latina disponibiliza curtas e longas-metragens, documentários e filmes de ficção, além de resenhas, perfis, entrevistas e notícias sobre o cinema da América Latina. Os filmes têm como países de origem Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai. Para fãs do cinema latino-americano e interessados em conhecer a arte e a história da nossa região, Retina Latina é uma referência imperdível.

Links:


Retina Latina: www.retinalatina.org


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário