Pular para o conteúdo principal

A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020)

 

Fonte: Editora Acervus, 2025.

O livro A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020) é fruto da minha tese de doutorado, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em agosto de 2024. A obra trata de um tema central nos estudos migratórios: o retorno. Este, mesmo sendo parte integrante da dinâmica da migração, é pouco estudado. Sendo assim, com base em amplo referencial teórico e trabalho de campo, visa-se demonstrar as múltiplas formas e causas da migração de retorno.

Em termos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo dos movimentos migratórios contemporâneos a partir do uso da história oral. A tessitura do corpus documental da pesquisa constituiu-se de entrevistas aprofundadas, que buscaram reconstituir trajetórias de vidas e de migrações, recolhidas entre migrantes retornados e retornadas, situados e situadas na fronteira entre os dois países no estado do Paraná, nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Foz do Iguaçu e no interior do estado do Rio Grande do Sul, no município de São Paulo das Missões.

Ao todo são 16 histórias de vida, de 10 mulheres e 6 homens. Além de fragmentos de outras entrevistas que ajudam na compreensão das dinâmicas migratórias envolvidas. Estas foram realizadas entre janeiro de 2019 a maio de 2023. Em trabalhos de campo realizados ainda no período do Mestrado, na modalidade presencial, no distrito de Santa Rita, no Departamento de Alto Paraná, e nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena, no estado do Paraná, e São Paulo das Missões, no estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se também a modalidade de entrevistas online, opção encontrada diante do contexto da pandemia da Covid 19. A maioria das entrevistas contou com a assessoria da coordenadora da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu.

A obra estrutura-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo, contextualiza-se o processo histórico que levou à emigração de brasileiros e brasileiras ao Paraguai, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais. Já no segundo capítulo, buscou-se compreender as causalidades do retorno, as conexões estabelecidas entre os dois países, contextualizar a presença brasileira em relação aos aspectos relacionados ao setor agrícola e conflitos agrários, e, ainda, às problemáticas em torno da terra e da documentação de uma parte desses e dessas imigrantes.

No terceiro capítulo, buscou-se analisar as multiplicidades de retornos, a construção de territorialidades nos retornos, as suas múltiplas causalidades e formas de reinserção na região de fronteira e no lugar de origem. Por fim, no quarto capítulo, a partir da abordagem da história das mulheres e da interseccionalidade de marcadores sociais (de gênero, capacidade, raça, etnia, nacionalidade, geração e classe social), analisa-se a multiplicidade de retornos presentes entre as mulheres e as famílias plurais, bem como a reinserção destas na fronteira e no interior dos municípios de origem.

A pesquisa permite afirmar que o processo de modernização agrícola que influenciou a emigração de brasileiros e brasileiras ao Leste do Paraguai, também na fronteira paraguaia, atualmente com o agronegócio, está causando parte das migrações de retorno ao Brasil. Somando-se a este fator, percebeu-se a presença de múltiplas causalidades que impulsionam o retorno, como a busca por serviços públicos (em especial, na área da saúde pública) e previdência social, entre outros fatores. 

O estudo revela as multidimensões do ato de retornar, que também é um migrar; demonstrando que essa ação não é o fim do ciclo migratório. Pode ser, sim, um recomeço; afinal, revela sujeitos em movimento. No retorno, por meio das idas e vindas constrói-se multi/transterritorialidade tanto na fronteira como no município de origem. Revelou-se, também, o papel central das redes nos processos migratórios, principalmente no retorno.

Além disso, na migração de retorno, vemos mulheres posicionadas de distintas formas, revelando desigualdades sociais e econômicas, e situações de violências e discriminações acentuadas, principalmente sobre aquelas que possuem marcadores sociais que mais sofrem com as opressões. Ainda, a interseccional revelou a potência feminina de diferentes formas.

Em linhas gerais, o presente livro problematiza questões ligadas às migrações contemporâneas, principalmente as de/nas fronteiras, centraliza questões de gênero, potencializa as estratégias de mobilidades de mulheres imigrantes, em suas intencionalidades, suas redes e transnacionalidades.

Por fim, deixo o meu convite para você conhecer a minha singela obra sobre a história de gentes e suas andanças entre a fronteira Brasil-Paraguai. Disponível para venda na versão física, e gratuita de forma online, no site da editora Acervus de Passo Fundo, RS.

Vanucia Gnoatto, Doutora em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF.

Link do livro para download: https://www.acervuseditora.com.br/nossasobras/a-multidimensionalidade-na-migracao-de-retorno-de-brasileiros-e-brasileiras-do-paraguai

Postagens mais visitadas deste blog

Após as bombas, haverá um 13? Desabafos de uma venezuelana migrante

            Hoje não tem clareza na minha sala. Deixei fora a luz de um dia ensolarado para me recolher nos cinzas de um dia de ressaca existencial. O corpo doe, o peito interrompe o ar e um zumbido de múltiplas vozes me atordoa. Y talvez nessa densa névoa, carregada de ruido e de emoções sem nome, as palavras que não enxergo aconteçam e me permitam esboçar o andaime que organize o turbilhão de sentimentos, reflexões, pulsões e memórias que me atinge após as notícias que recebi do meu país assim que acordei ontem, bem cedo pela manhã. Eram às 06h quando meu telefone ligou e começaram a chegar centenas de mensagens. No grupo da minha família paterna, as primeiras mensagens foram às 02 horas e pouco da madrugada. Nelas, transparecia a surpresa. Falavam de sons de foguetes, de trovões, de impactos de bomba, de queda de luz. Ninguém entendia nada, e eu menos. Alguns falavam em golpe de Estado, outros em atentado e, aos poucos, começaram a falar em bombard...

Inmigración india en Argentina: la presencia sikh en el Noroeste Argentino, uma pesquisa do Mestrado em História da UNILA

Hoje, seguimos apresentando no Blog de História da UNILA as pesquisas de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UNILA. Apresentamos hoje a pesquisa do mestrando Matías Maximiliano Martinez, sob orientação da Profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, sobre a imigração punjabi para a província de Salta, Noroeste da Argentina, e a presença dessa comunidade imigrante na região. Boa leitura! Presencia sikh en Argentina: la inmigración sikh en el noroeste argentino y el Gurdwara Nanaksar, primer templo sikh de América del Sur Gurdwara Nanaksar, templo sikh de Salta. Fuente: foto del autor, Rosario de la Frontera, 07/03/2020 En la provincia de Salta, que se encuentra ubicada en la región noroeste de Argentina (NOA), se asentó una de las comunidades indias más grandes del país. Esta comunidad es originaria del Punjab, un Estado del norte de la India. E n Salta, los indios son llamados hindúes o “hijo de hindú”. Sin embargo, la mayoría de la población punjabi en India pro...