![]() |
Fonte: Editora Acervus, 2025. |
O livro A multidimensionalidade na migração de retorno de brasileiros e brasileiras do Paraguai (1970-2020) é fruto da minha tese de doutorado, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em agosto de 2024. A obra trata de um tema central nos estudos migratórios: o retorno. Este, mesmo sendo parte integrante da dinâmica da migração, é pouco estudado. Sendo assim, com base em amplo referencial teórico e trabalho de campo, visa-se demonstrar as múltiplas formas e causas da migração de retorno.
Em termos teórico-metodológicos, trata-se de um estudo dos movimentos migratórios contemporâneos a partir do uso da história oral. A tessitura do corpus documental da pesquisa constituiu-se de entrevistas aprofundadas, que buscaram reconstituir trajetórias de vidas e de migrações, recolhidas entre migrantes retornados e retornadas, situados e situadas na fronteira entre os dois países no estado do Paraná, nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Foz do Iguaçu e no interior do estado do Rio Grande do Sul, no município de São Paulo das Missões.
Ao todo são 16 histórias de vida, de 10 mulheres e 6 homens. Além de fragmentos de outras entrevistas que ajudam na compreensão das dinâmicas migratórias envolvidas. Estas foram realizadas entre janeiro de 2019 a maio de 2023. Em trabalhos de campo realizados ainda no período do Mestrado, na modalidade presencial, no distrito de Santa Rita, no Departamento de Alto Paraná, e nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena, no estado do Paraná, e São Paulo das Missões, no estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se também a modalidade de entrevistas online, opção encontrada diante do contexto da pandemia da Covid 19. A maioria das entrevistas contou com a assessoria da coordenadora da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu.
A obra estrutura-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo, contextualiza-se o processo histórico que levou à emigração de brasileiros e brasileiras ao Paraguai, considerando os aspectos políticos, econômicos e sociais. Já no segundo capítulo, buscou-se compreender as causalidades do retorno, as conexões estabelecidas entre os dois países, contextualizar a presença brasileira em relação aos aspectos relacionados ao setor agrícola e conflitos agrários, e, ainda, às problemáticas em torno da terra e da documentação de uma parte desses e dessas imigrantes.
No terceiro capítulo, buscou-se analisar as multiplicidades de retornos, a construção de territorialidades nos retornos, as suas múltiplas causalidades e formas de reinserção na região de fronteira e no lugar de origem. Por fim, no quarto capítulo, a partir da abordagem da história das mulheres e da interseccionalidade de marcadores sociais (de gênero, capacidade, raça, etnia, nacionalidade, geração e classe social), analisa-se a multiplicidade de retornos presentes entre as mulheres e as famílias plurais, bem como a reinserção destas na fronteira e no interior dos municípios de origem.
A pesquisa permite afirmar que o processo de modernização agrícola que influenciou a emigração de brasileiros e brasileiras ao Leste do Paraguai, também na fronteira paraguaia, atualmente com o agronegócio, está causando parte das migrações de retorno ao Brasil. Somando-se a este fator, percebeu-se a presença de múltiplas causalidades que impulsionam o retorno, como a busca por serviços públicos (em especial, na área da saúde pública) e previdência social, entre outros fatores.
O estudo revela as multidimensões do ato de retornar, que também é um migrar; demonstrando que essa ação não é o fim do ciclo migratório. Pode ser, sim, um recomeço; afinal, revela sujeitos em movimento. No retorno, por meio das idas e vindas constrói-se multi/transterritorialidade tanto na fronteira como no município de origem. Revelou-se, também, o papel central das redes nos processos migratórios, principalmente no retorno.
Além disso, na migração de retorno, vemos mulheres posicionadas de distintas formas, revelando desigualdades sociais e econômicas, e situações de violências e discriminações acentuadas, principalmente sobre aquelas que possuem marcadores sociais que mais sofrem com as opressões. Ainda, a interseccional revelou a potência feminina de diferentes formas.
Em linhas gerais, o presente livro problematiza questões ligadas às migrações contemporâneas, principalmente as de/nas fronteiras, centraliza questões de gênero, potencializa as estratégias de mobilidades de mulheres imigrantes, em suas intencionalidades, suas redes e transnacionalidades.
Por fim, deixo o meu convite para você conhecer a minha singela obra sobre a história de gentes e suas andanças entre a fronteira Brasil-Paraguai. Disponível para venda na versão física, e gratuita de forma online, no site da editora Acervus de Passo Fundo, RS.
Vanucia Gnoatto, Doutora em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF.
Link do livro para download: https://www.acervuseditora.com.br/nossasobras/a-multidimensionalidade-na-migracao-de-retorno-de-brasileiros-e-brasileiras-do-paraguai
