Pular para o conteúdo principal

“Maestros de América Latina”

A vida e as ideias de importantes pensadores latino-americanos formam a série de documentários Maestros de América Latina, co-produção do Laboratorio de Medios Audiovisuales da Universidad Pedagógica (UNIPE), Canal Encuentro e Organização de Estados Iberoamericanos para a Cultura e Educação (OEI). A produção, exibida originalmente em 2016 pelo Canal Encuentro, selecionou oito figuras fundamentais do pensamento latino-americano: o venezuelano Simón Rodríguez (1769-1854), o argentino Domingo F. Sarmiento (1811-1888), o cubano José Martí (1853-1895), o mexicano José Vasconcelos (1882-1959), o peruano José Carlos Mariátegui (1894-1930), a chilena Gabriela Mistral (1889-1957), o uruguaio Jesualdo Sosa (1905-1982) e o brasileiro Paulo Freire (1921-1997).

Os “maestros de América Latina” (imagem extraída de http://www.eligeeducar.cl/serie-maestros-america-latina, acesso em 7 de junho de 2017)

Reunindo literatos, filósofos e escritores do período das Independências até o século XX, de diferentes países latino-americanos, a série aborda uma variedade ampla de países e posições filosóficas no continente. Alguns dos retratados chegaram à posição de estadistas, como Sarmiento; outra, a poetisa Gabriela Mistral, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra em 1945. Em conjunto, a série apresenta, em diferentes contextos históricos, como o pensamento latino-americano produziu visões originais sobre a realidade do continente e contribuiu de importantes maneiras para o conhecimento nas ciências humanas, como fez Paulo Freire na Pedagogia. As pedagogias latino-americanas são centrais na série, que aborda as visões sobre educação de cada autor selecionado, de maneira atraente para docentes e o público geral. A série completa pode ser acessada no canal da UNIPE no Youtube (acesso em 7 de junho de 2016):


Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A Diversidade Cultural No México: disputas e desafios

  Nesta postagem do Blog de História da UNILA, pretendemos dissertar um pouco sobre as questões socioculturais e a diversidade sociolinguística do México, dando ênfase às disputas e desafios que cercam estes temas.     A população do México possui cerca de 122 milhões de indivíduos, a segunda maior população da América Latina, atrás apenas do Brasil. 60% de sua população declara-se como mestiço (resultantes da miscigenação de inúmeros povos); 30% declara-se como ameríndio e 9% declara-se como branco. Ao todo, cerca de 75% da população mexicana vive em áreas urbanas localizadas nas regiões planálticas do país. Segundo o Atlas são falados 55 idiomas originários distintos no território do México, entre eles se destacam pelo número de falantes: o Náhuatl (1,3 milhão); o Maia (759.000); as línguas Mixtecas (423.000); as Zapotecas (411.000); Entre outras como: o Mixteco ; Paipai Purépecha ; Tének ; Triqui ; Tojolobal ; Tostil e Zapoteco . A diversidade cultural ...

Historiadorxs formadxs na UNILA: entrevista com Matías Maximiliano Martínez

Na postagem de hoje do Blog de História da UNILA, publicamos nossa entrevista com Matías Maximiliano Martínez. Egresso do curso de História - América Latina, Matías atualmente está no Mestrado em História da UNILA (PPGHIS-UNILA). Na entrevista, Matías nos conta sobre seu interesse inicial por história, suas experiências na graduação na UNILA e sobre seu trabalho de conclusão de curso, na área de História da Ásia. Uma boa leitura a todxs! Matías, agradecemos por nos conceder esta entrevista. Inicialmente, gostaríamos que você se apresentasse aos nossos leitores e leitoras. Matías Maximiliano Martínez: Muchísimas gracias a ustedes por la invitación para continuar contribuyendo con el Blog de Historia de la Unila. Mi nombre es Matías Maximiliano Martínez. Nací en Argentina, en la provincia de Córdoba, y me crié en la provincia de Salta. Por parte de mi padre, yo soy la tercera generación de españoles nacidos en Argentina. Y por parte de mi madre, aún no lo sé. Durante mucho tiempo descon...