Pular para o conteúdo principal

História, Memória e Abolição em Redenção (CE): as pesquisas do Mestrado em História da UNILA

Apresentamos hoje mais uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UNILA: Fundo Documental Ladeísse Silveira: Entrelaçando História, Memória e Abolição na Construção de uma “Sociedade Redentora” – Redenção/CE, a pesquisa de mestrado da estudante do PPGHIS Ester Araújo Lima da Silva. A pesquisa trata de questões como a constituição de arquivos privados, sua transformação em acervos públicos e sua conservação, a partir de fundo documental formado em Redenção (CE). Boa leitura!

Fundo Documental Ladeísse Silveira: Entrelaçando História, Memória e Abolição na Construção de uma “Sociedade Redentora” – Redenção/CE

            O presente texto apresenta, em síntese, um panorama da pesquisa de mestrado que desenvolvo, cujo escopo central baseia-se na investigação da trajetória de constituição do Fundo Documental Ladeísse Silveira, de forma a observar a sua contribuição para (re)pensar o processo abolicionista no município de Redenção, localizado na região do Maciço de Baturité, 55 km de distância da capital do Ceará, Fortaleza. Por sua vez, Redenção é considerada uma “sociedade redentora” diante do pioneirismo da abolição, ocorrido em 01 de janeiro de 1883, quando foram alforriados 116 cativos que permaneciam sob o regime escravista.
Tal proposta de pesquisa delineou-se a partir das experiências enquanto bolsista de graduação junto ao projeto de extensão “Tratamento e catalogação da coleção particular de Ladeísse Silveira para a montagem de acervo público de pesquisa documental”, durante os anos de 2018/2019 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Em 2016, a instituição recebeu a doação do acervo particular da Sra. Maria Ladeísse Silveira (27 de dezembro de 1941 – Redenção, 19 de junho de 2015) que em vida foi uma ilustre professora, funcionária pública e pesquisadora. Este último ofício lhe garantiu importantes referências em decorrência do seu intenso interesse na história do município, lhe garantindo a alcunha de “guardiã” ou ainda de “dona da história de Redenção” (JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, 2006).

Documentos do acervo já higienizados, catalogados e arquivados. Fonte: Imagem extraída do 10º Boletim da PROEX – disponível em http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/10%C2%BA-Boletim-PROEX.pdf. Acessado em 10.02.2020 às 18h00min. 

  No plano metodológico, esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental que consiste, primeiramente, em uma análise densa da literatura disponível sobre a temática proposta. No entanto, nos serviremos também, para compreender a trajetória de vida da Sra. Ladeísse Silveira, de entrevistas semi-estruturadas com membros de sua família, assim como, no intuito de compreender os trâmites percorridos até a criação e institucionalização do Núcleo de Documentação Cultural Ladeísse Silveira, realizaremos entrevistas com a sua coordenação.
No plano documental, identificaremos no referido fundo, suas características, tipologias documentais e as temáticas que o atravessam, observando especialmente as referências ao processo abolicionista. Este procedimento se justifica, pois “é raro que um arquivo pessoal chegue a alguma instituição com alguma ordenação prévia [...] mais incomum ainda é encontrar algum tipo de material que espelhe alguma ordem inicial ou original que possa falar do arquivo ou sobre ele” (FRAIZ, 1998 apud PEDRÃO, 2013, p. 28). 

Realização das atividades de tratamento e catalogação do acervo particular de Ladeísse Silveira. Fonte: acervo pessoal da autora.

Diante disto, a justificativa para a escolha do tema alinhavou-se ao meu percurso acadêmico e ainda à minha condição de mulher redencionista, instigada a problematizar, assim como Ladeísse Silveira, a construção dessa memória oficial sobre o fim da escravidão que, apesar de ter uma vertiginosa produção sobre tais aspectos, apresenta ainda diferentes lacunas, principalmente quanto à sua relação com o ideário de constituição de uma sociedade dita “libertadora”, logo “redentora”. 

Referências

DIÁRIO DO NORDESTE. Professora resgata fatos inéditos sobre a abolição na cidade. Ceará, 07 maio 2016. Disponível em:
diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/professora-resgata-fatos-ineditos-sobre-a-abolicao-na-cidade-1.285640.

PEDRÃO, G. B. O Arquivo Zeferino Vaz: Um lugar de construção da memória da Unicamp. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP, 2013.

Ester Araújo Lima da Silva – Mestranda em História do PPGHIS-UNILA

Orientador: Prof. Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A política cultural da Revolução Cubana: o suplemento cultural "El Caimán Barbudo".

El Caimán Barbudo surgiu no ano de 1966, como encarte dentro do jornal Juventud Rebelde. O encarte tinha como objetivo mostrar a capacidade intelectual existente dentro dos novos escritores dos anos 50 em diante em Cuba, ou seja, o que o diretor Jesús Díaz realmente queria era que a juventude intelectual começasse a se desprender dos escritores mais antigos, como é o exemplo de José Martí.   El Caimán Barbudo teve suas crises logo no início, pois no primeiro ano Jesús Díaz teve que abandonar a direção do suplemento devido a artigos polêmicos, principalmente artigos de Herberto Padilla. A saída de Jesús Díaz deu origem à segunda fase do suplemento, quando se intensifica o controle da União de Jovens Comunistas sobre o jornal Juventud Rebelde.   A Revolução começou a se fixar em Cuba e a partir de então começava uma grande discussão para definir como seriam as obras revolucionárias, escolhas essas não somente de tema, mas também de linguagem, como se evidenciou no segundo ...

Preservação ambiental x Modernidade: O caso das cataratas

A evolução das tecnologias e de seu progresso na sociedade moderna pode causar em nós a impressão de que os avanços tecnológicos são, ou serão em breve, capazes de corrigir os danos ambientais acumulados de um extenso período de uso e exploração de recursos naturais pela sociedade moderna, cada vez mais numerosa e caracterizada principalmente pelo consumo. Entretanto, se torna cada vez mais clara uma crise ambiental marcada pelas mudanças climáticas, pela poluição do ar, da água e do solo, impactando a vida das pessoas e as relações econômicas nas sociedades, causando desequilíbrio nos ecossistemas. A perspectiva caótica da crise somada a falta das aguardadas soluções tecnológicas sugere uma revisão dos valores colocados nas relações entre o homem e a natureza, em direção a um desenvolvimento que seja essencialmente sustentável.  Disponível em: Google Maps, 2024. Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, PR. -25°68'18.8"N, -54°43'98.2"W, elevation 100M. 3D map, Buildi...