Pular para o conteúdo principal

Processo de Seleção de Bolsista para o Blog de História da UNILA

O blog do curso de História da UNILA está selecionando bolsista para o ano de 2023, de acordo com o edital PROEX 73/2022. Os candidatos(as) deverão enviar texto com as seguintes informações e proposta:

 

Nome do CANDIDATO(A):


Curso de Graduação na UNILA/Semestre:

 

E-mail para contato (Obs.: toda comunicação será feita por meio do endereço fornecido aqui, e o acompanhamento da comunicação é de responsabilidade do candidato[a]).


Para Seleção: Elaborar texto de no máximo 3 (três) parágrafos respondendo à questão:

O que você gostaria de ver no Blog de História da UNILA? Para a resposta, pensar em aspectos como: temas das postagens, formato das postagens (texto, áudio, vídeo, arte), formas de interação com o público, contribuições da comunidade acadêmica e comunidade externa, diagramação visual da página, difusão nas redes sociais, bem como outros aspectos que o candidato(a) considerar relevantes. Atenção à redação do texto: regras de concordância, fluidez do texto, revisão, ortografia.

 

As respostas deverão ser enviadas até o dia 27/03/2023 (segunda-feira), para um dos seguintes e-mails: pedro.cristovao@unila.edu.br ou unilahistoria@gmail.com.

 

De acordo com o edital 60/2021 da PROEX, para candidatar-se à bolsa de extensão, o(a) discente deve preencher os seguintes requisitos:

a) estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UNILA;

b) ter carga horária disponível de 20 (vinte) horas semanais para execução das atividades da ação de

extensão a qual está vinculado(a);

c) não receber nenhuma bolsa financiada por programas oficiais, exceto quando se tratar de auxílio

de assistência estudantil (PNAES);

d) não receber remuneração proveniente de atividades laborais ou estágios não-obrigatórios;

e) não possuir pendência com a PROEX, PROGRAD e PRPPG da UNILA;

f) possuir conta-corrente de sua titularidade;

g) não ter previsão de colação de grau durante a vigência do edital.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Após as bombas, haverá um 13? Desabafos de uma venezuelana migrante

            Hoje não tem clareza na minha sala. Deixei fora a luz de um dia ensolarado para me recolher nos cinzas de um dia de ressaca existencial. O corpo doe, o peito interrompe o ar e um zumbido de múltiplas vozes me atordoa. Y talvez nessa densa névoa, carregada de ruido e de emoções sem nome, as palavras que não enxergo aconteçam e me permitam esboçar o andaime que organize o turbilhão de sentimentos, reflexões, pulsões e memórias que me atinge após as notícias que recebi do meu país assim que acordei ontem, bem cedo pela manhã. Eram às 06h quando meu telefone ligou e começaram a chegar centenas de mensagens. No grupo da minha família paterna, as primeiras mensagens foram às 02 horas e pouco da madrugada. Nelas, transparecia a surpresa. Falavam de sons de foguetes, de trovões, de impactos de bomba, de queda de luz. Ninguém entendia nada, e eu menos. Alguns falavam em golpe de Estado, outros em atentado e, aos poucos, começaram a falar em bombard...

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos sécu...